28° C

Secretaria de
Defesa Social

Notícias

Mutirão da SDS e operativas devolve celulares roubados em PE

MUTIRAO ALERTA CELULAR 27.04 NILSON MARIANA FREIRE ELIZIANE ARTHUR

Entrega de aparelhos, que foram apreendidos em ações das Polícias Civil e Militar, ocorreu nesta quarta-feira (27/04), no auditório da Diretoria Integrada Metropolitana da PCPE e em delegacias espalhadas pelo Estado. Unidades e servidores que mais recuperaram telefones foram premiados

Em mais uma ação conjunta em benefício da população, a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS) e as Polícias Civil (PCPE) e Militar (PMPE) realizaram mutirão para devolver celulares, nesta quarta-feira (27/04), a cidadãos que foram vítimas de roubo ou furto. A iniciativa “Alerta Celular: Seu Aparelho de Volta” teve lugar no auditório da Diretoria Integrada Metropolitana da PCPE, na área central do Recife, e foi realizada também em diversas delegacias espalhadas pelo Estado. Na ocasião, o secretário de Defesa Social de Pernambuco, Humberto Freire, comandou também uma cerimônia de premiação às unidades das operativas de segurança pública que mais apreenderam celulares no segundo semestre de 2021. Desde o lançamento do programa, 44.112 celulares foram recuperados e mais de 625 mil estão cadastrados.

No evento, foram entregues 100 aparelhos, porém o trabalho de devolução aconteceu simultaneamente nas outras delegacias de Polícia Civil de todo o Estado, onde diariamente os aparelhos são restituídos aos verdadeiros donos. No local da entrega, foi montado um cartório, com a presença de escrivães e delegados, para, caso necessário, complementar as informações dos boletins de ocorrência registrados pelas vítimas dos roubos ou furtos. Dessa forma, a Polícia pode avançar nas investigações dos inquéritos, colaborando para a identificação e prisão de suspeitos.

“Os números mostram a confiança da população no Alerta Celular, uma iniciativa que ajudou a colocar Pernambuco na vanguarda da segurança pública do país. Temos bons resultados para mostrar, com milhares de recuperações e devoluções desses equipamentos, mas queremos avançar ainda mais para atacar com ainda mais força o sistema de receptação de aparelhos roubados. Quero agradecer a todos os servidores pela dedicação no combate aos Crimes Violentos contra o Patrimônio, pois é assim que damos a resposta que a sociedade espera: coibir a prática criminal e restituir os bens aos proprietários. Parabéns aos gestores e aos que, na ponta, fazem esse sistema acontecer”, destaca o secretário Humberto Freire.

Para reconhecer esse trabalho diuturno, a SDS premiou as unidades que mais recuperaram celulares roubados. Pela Polícia Militar de Pernambuco, foram congratulados o Batalhão de Choque (BPChoque) e o 16º Batalhão (16º BPM). O subcomandante do BPChoque, tenente-coronel Valdemio Correia Gondim Silva, e o soldado Arthur Jaldim receberam o prêmio de destaque operacional pela unidade. Os agraciados do 16º BPM foram o comandante do 16º BPM, tenente-coronel Maurício Freitas Ataíde Cavalcanti, e a subtenente Eliziane Maria da Silva Lins, que revelou o orgulho por receber a homenagem: “eu me sinto muito honrada com esta homenagem e por poder contribuir para a sociedade no 16º BPM”. 

Pela Polícia Civil, a homenagem foi feita à 93ª DP, de Salgueiro (Sertão), representada pelo delegado Leonardo Max Pereira Monteiro; e à 18ª DP, da Macaxeira, Zona Norte do Recife, que teve a agente Mariana de Souza Leão Ferraz como destaque. O comissário Nilson Francisco da Silva, da Delegacia do Cordeiro, Zona Oeste da capital, também foi contemplado com a premiação e ressaltou a importância do trabalho em equipe para alcançar os resultados. “A cooperação entre a equipe que está na delegacia e a que está na rua faz toda a diferença”, disse.

MUTIRAO ALERTA CELULAR 27.04 WALFINE PEDRO E SECRETÁRIO HUMBERTO FREIREUm dos beneficiados com a ação integrada das forças de segurança pública foi o eletricista Walfine Pedro da Silva, 42 anos, que foi vítima de roubo enquanto trabalhava no bairro do Pacheco, há dois meses. “Quando atendi a ligação da Polícia Civil falando da devolução, nem acreditei. Fiquei muito feliz”, comemorou. A dona de casa Janaína Maria dos Santos, 42, também ficou surpresa ao saber que iria ter de volta o telefone, que tinha sido levado há dois anos, durante um assalto a ônibus em Igarassu, na Região Metropolitana. “Achei o Alerta Celular uma maravilha, e já vou aproveitar para cadastrar meu outro celular”, contou.

No local do mutirão, a coordenação do Alerta Celular ainda montou postos de atendimento aos cidadãos. O objetivo é estimular e efetuar o cadastro dos que ainda não utilizam o programa, ampliando o banco de dados que é consultado pelas operativas da segurança pública para identificar aparelhos roubados ou furtados. 

Participaram da cerimônia o chefe da Polícia Civil de Pernambuco, Nehemias Falcão; o diretor integrado metropolitano da PCPE, Antônio Barros; o diretor adjunto da Diretoria Integrada Especializada da PMPE, coronel Cleto Antônio Moraes Ribeiro; e o diretor adjunto da Diretoria Integrada Metropolitana da PMPE, coronel José Mário Canel Figueiredo.

RESULTADOS DO ALERTA CELULAR - Somente no 1º trimestre de 2022, o número de apreensões desses aparelhos em Pernambuco chegou a 2.431. Desde que o programa Alerta Celular foi criado pela SDS, em março de 2017, as forças de segurança pública do Estado conseguiram recuperar 44.112 celulares roubados, furtados ou extraviados. Nesses cinco anos, o banco de dados do programa soma 625 mil aparelhos cadastrados. Essa é uma das principais ações da SDS no combate aos crimes contra o patrimônio é o Alerta Celular, ferramenta importante para enfrentar e coibir a impunidade, com a prisão dos criminosos.


COMO CADASTRAR SEU APARELHO - Para começar a proteger seu celular, basta acessar o site alerta.sds.pe.gov.br, fazer o cadastro e, depois, clicar no ícone do Alerta Celular. No formulário, o usuário precisa informar o IMEI (Identificador Internacional de Dispositivo Móvel), que é uma série de códigos numéricos que todo aparelho possui, com registro na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Esse número se obtém com uma consulta à nota fiscal ou à caixa do aparelho. Além disso, é facilmente encontrado usando o teclado do próprio celular: basta digitar *#06#, que o código aparecerá na tela (uma série de 15 dígitos).

Fotos: Carlos Medeiros/SDS

 

MUTIRAO ALERTA CELULAR 27.04 HUMBERTO FREIRE

 

MUTIRAO ALERTA CELULAR 27.04 2

 

MUTIRAO ALERTA CELULAR 27.04 NEHEMIAS FALCÃO

 

MUTIRAO ALERTA CELULAR 27.04 1

 

MUTIRAO ALERTA CELULAR 27.04 CORONEL CLETO

 

MUTIRAO ALERTA CELULAR 27.04 NEHEMIAS FALCÃO 2

 

MUTIRAO ALERTA CELULAR 27.04 TC JONAS MORENO

 

MUTIRAO ALERTA CELULAR 27.04 HOMENAGEM PMPE