28° C

Secretaria de
Defesa Social

Notícias

Polícia Civil de Pernambuco inaugura seu memorial

 

MEMORIAL PCPE 29 12 2022 1

Espaço funciona na sede operacional da instituição, no bairro da Boa Vista, Centro do Recife, e homenageia o delegado João Francisco de Freitas Cavalcanti

Instituição bicentenária, a Polícia Civil de Pernambuco tem muito orgulho da sua trajetória. Para preservar a memória e contar um pouco da sua história, a corporação inaugurou, nesta quinta-feira (29/12), o Memorial da PCPE. O espaço foi inaugurado pelo governador Paulo Câmara, pelo secretário da SDS, Humberto Freire, e pelo chefe e subchefe da Polícia Civil de Pernambuco, Nehemias Falcão e Darlson Macedo, respectivamente. 

Instalado no térreo da sede operacional da instituição, no bairro da Boa Vista, área central do Recife, o espaço conta com área privativa de 117 m². O Memorial da PCPE apresenta a linha do tempo da corporação, registrando as datas mais significativas desde a sua criação em 1817, em meio ao ideal libertário da Revolução Pernambucana, até os dias atuais. 

O Memorial tem  expostos objetos representantivos da evolução dos equipamentos e serviços de Polícia Judiciária, tais como máquina fotográfica, metro e cadeira para identificação criminal, assim como os primeiros registros das carteiras de identidade. 

Além disso, foi montado um gabinete de delegado ambientado no século 20, com cabideiro, máquina de datilografia e gaveteiro/porta-objetos. Um espaço onde os visitantes vão poder tirar fotos, em uma viagem ao passado. 

HOMENAGEADO – Nascido em 2 de março de  1947, João Francisco de Freitas Cavalcanti foi nomeado pelo Ato Nº 1379, de 2 de abril de 1971, para exercer o cargo de delegado da 4ª Delegacia Distrital da Capital. Em 1974, passou ao cargo de delegado de Polícia de 1ª categoria. Durante o tempo em que esteve na Corporação, construiu uma trajetória baseada na retidão, no espírito de equipe e no compromisso com a segurança da população pernambucana. 

Entre os cargos que ocupou na PCPE estão: delegado de Costumes, delegado especializado,  delegado de Acidentes de Veículos e titular da 16ª Delegacia Distrital. Entre março de 1975 e janeiro de 1979, atuou na Secretaria da Fazenda por cessão da Secretaria da Segurança Pública (SSP). Recebeu honrarias, como a Medalha Mérito Policial Civil – Classe Prata. Aposentou-se em agosto de 1985.

O secretário da Casa Civil de Pernambuco, José Neto, filho do homenageado, esteve presente ao ato, juntamente com outros familiares de João Francisco de Freitas Cavalcanti.

 

Fotos: Carlos Medeiros/SDS

 

MEMORIAL PCPE 29 12 2022 4

MEMORIAL PCPE 29 12 2022 5

 

MEMORIAL PCPE 29 12 2022 3