SDS participa de lançamento do Programa Nacional de Enfrentamento à Criminalidade Violenta

O município de Paulista, na RMR, é uma das cinco cidades brasileiras que integrará o projeto piloto, lançado pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, nesta quarta-feira (15/05)

O município de Paulista, na Região Metropolitana do Recife, está confirmado como uma das cinco cidades brasileiras a integrar o projeto piloto do Programa Nacional de Enfrentamento à Criminalidade Violenta. Comitiva da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS), liderada pelo secretário executivo Humberto Freire, participou do lançamento oficial do programa, nesta quarta-feira (15/05), em Brasília, com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro.

As cidades que compõem o projeto piloto são Paulista (PE), Ananindeua (PA), Cariacica (ES), Goiânia (GO) e São José dos Pinhais (PR). Nelas, serão implementadas ações de segurança pública integradas entre governos municipal, estadual e federal. Entre os critérios de escolha dos municípios participantes estão os índices de criminalidade, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), e a aderência dos governos locais para desenvolvimento do projeto.

Paralelamente às iniciativas que envolvem as polícias e guardas na promoção da segurança pública, o Programa Nacional de Enfrentamento à Criminalidade Violenta envolverá ações de promoção da saúde e educação, além de projetos nas áreas de urbanismo e assistência social.

“As ações já implementadas desde 2017 pelas forças estaduais e municipais já resultaram em diversos meses de redução nos índices de criminalidade na cidade de Paulista, e agora a SDS dá mais um passo, juntamente com o Governo Federal, para consolidar a queda da violência. A partir de ações plurais de prevenção, de ordenamento urbano e de reforço também na segurança, vamos avançar muito mais para alcançar reduções ainda maiores”, enfatizou o secretário executivo de Defesa Social, Humberto Freire.

Além do secretário executivo de Defesa Social, representaram Pernambuco na cerimônia o subcomandante do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Marcílio Rossini; o subchefe da Polícia Civil, Nehemias Falcão; o diretor de planejamento operacional da PMPE, coronel Roberto Santana; e o diretor da Diretoria Integrada de Polícia Científica, João César Ferreira. O prefeito de Paulista, Júnior Matuto; o secretário de Segurança Cidadã e Defesa Civil de Paulista, Manoel Alencar; o delegado da Polícia Federal Carlo Marcus e o superintendente da Polícia Rodoviária Federal em Pernambuco, inspetor Alexandre Rodrigues da Silva, também integraram a comitiva pernambucana.