Entra Apulso recebe o projeto Comunidade Segura
NotíciasNa comunidade, que fica no bairro de Boa Viagem, as operativas da SDS concentram o atendimento na Escola Estadual Professora Inalda Spinelli e oferecem palestras, além de emissão gratuita de documentos
A Escola Estadual Professora Inalda Spinelli, na comunidade Entra Apulso, em Boa Viagem, recebe a mais recente edição do projeto Comunidade Segura, capitaneado pela Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS). Nesta terça-feira (26/02), a partir das 8h, a ação desenvolvida pela Gerência de Prevenção e Articulação Comunitária (GPAC) da SDS leva palestras educativas aos alunos da unidade de ensino, além de emitir gratuitamente carteiras de identidade e outros documentos para a comunidade escolar.
Estudantes e seus familiares têm prioridade na retirada da segunda via da carteira de identidade e das certidões de casamento, óbito ou nascimento, assim como dos cadastros de pessoa física (CPFs) ofertados durante o Comunidade Segura. Servidores do Instituto de Identificação Tavares Buril (IITTB) participam da iniciativa cidadã para confeccionar os documentos.
Para os estudantes da escola que sedia esta edição do evento, o dia inteiro é dedicado às palestras educativas ministradas por policiais militares, policiais civis, bombeiros militares e servidores da Polícia Científica. Entre os temas abordados, estão a violência contra a mulher, respeito à diversidade, educação no trânsito, prevenção da violência, primeiros socorros e acidentes domésticos, bullying e prevenção de incidentes com tubarão.
A diretora da escola, Ana Cristina Oliveira, falou da importância de uma ação como esta para os alunos. “Percebo que a comunidade aqui é muito carente de informações de prevenção, e palestras como essas são eficazes no esclarecimento de como o cidadão deve proceder diante das mais diversas situações difíceis.”
Ela ainda elencou os resultados que o projeto deixa para a comunidade. “Uma ação como esta só reforça o discurso de que a escola deve ir além do português e da matemática, que a escola só é um ponto inicial de conhecimento. Isso traz a comunidade para mais perto do esclarecimento quanto aos seus direitos, deveres e, acima de tudo, a querer mudar atitudes enquanto cidadãos”, afirmou.
Um dos diferenciais desta edição é a presença de policiais militares do 19º Batalhão, que divulgam o sistema Koban, modalidade de policiamento comunitário que vem sendo realizada de forma pioneira em Boa Viagem. É formatado nos moldes do programa japonês Koban, aliando uma base fixa de policiamento comunitário a equipes a pé e motorizadas nas ruas, utilizando estratégias para envolver moradores e prevenir roubos e furtos. No Recife, cobre uma área de quatro quilômetros quadrados delimitada pelas ruas Bruno Veloso, Barão de Souza Leão, Fernandes Simões Barbosa e Avenida Desembargador José Neves.
O comandante do 19º Batalhão, tenente-coronel Paulo Matos, falou da importância do novo sistema. “O Koban é uma filosofia que parte da ideia do policiamento tradicional se integrar ao policiamento comunitário, no qual o trabalho realizado pela nossa equipe faz visitas técnicas no local indicado pela população, e resolvemos os problemas juntamente com a comunidade. Essa comunicação é importante porque quem mora no local sabe das necessidades daquela região, e não há melhor forma de combater a criminalidade do que ter apoio da comunidade”, frisou.
Além da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, são parceiros da GPAC/SDS nesta ação cidadã a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), o Comitê Estadual de Incidentes com Tubarões (Cemit), a Gerência de Integração e Capacitação da SDS (Gicap) e o Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (NETP) da secretaria.