28° C

Secretaria de
Defesa Social

Notícias

Entra Apulso recebe o projeto Comunidade Segura 

Na comunidade, que fica no bairro de Boa Viagem, as operativas da SDS concentram o atendimento na Escola Estadual Professora Inalda Spinelli e oferecem palestras, além de emissão gratuita de documentos

 

A Escola Estadual Professora Inalda Spinelli, na comunidade Entra Apulso, em Boa Viagem, recebe a mais recente edição do projeto Comunidade Segura, capitaneado pela Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS). Nesta terça-feira (26/02), a partir das 8h, a ação desenvolvida pela Gerência de Prevenção e Articulação Comunitária (GPAC) da SDS leva palestras educativas aos alunos da unidade de ensino, além de emitir gratuitamente carteiras de identidade e outros documentos para a comunidade escolar.

Estudantes e seus familiares têm prioridade na retirada da segunda via da carteira de identidade e das certidões de casamento, óbito ou nascimento, assim como dos cadastros de pessoa física (CPFs) ofertados durante o Comunidade Segura. Servidores do Instituto de Identificação Tavares Buril (IITTB) participam da iniciativa cidadã para confeccionar os documentos.

 

Comunidade Segura Entra Apulso 26 3Para os estudantes da escola que sedia esta edição do evento, o dia inteiro é dedicado às palestras educativas ministradas por policiais militares, policiais civis, bombeiros militares e servidores da Polícia Científica. Entre os temas abordados, estão a violência contra a mulher, respeito à diversidade, educação no trânsito, prevenção da violência, primeiros socorros e acidentes domésticos, bullying e prevenção de incidentes com tubarão.

 

A diretora da escola, Ana Cristina Oliveira, falou da importância de uma ação como esta para os alunos. “Percebo que a comunidade aqui é muito carente de informações de prevenção, e palestras como essas são eficazes no esclarecimento de como o cidadão deve proceder diante das mais diversas situações difíceis.”

 

Ela ainda elencou os resultados que o projeto deixa para a comunidade. “Uma ação como esta só reforça o discurso de que a escola deve ir além do português e da matemática, que a escola só é um ponto inicial de conhecimento. Isso traz a comunidade para mais perto do esclarecimento quanto aos seus direitos, deveres e, acima de tudo, a querer mudar atitudes enquanto cidadãos”, afirmou.

 

Um dos diferenciais desta edição é a presença de policiais militares do 19º Batalhão, que divulgam o sistema Koban, modalidade de policiamento comunitário que vem sendo realizada de forma pioneira em Boa Viagem. É formatado nos moldes do programa japonês Koban, aliando uma base fixa de policiamento comunitário a equipes a pé e motorizadas nas ruas, utilizando estratégias para envolver moradores e prevenir roubos e furtos. No Recife, cobre uma área de quatro quilômetros quadrados delimitada pelas ruas Bruno Veloso, Barão de Souza Leão, Fernandes Simões Barbosa e Avenida Desembargador José Neves.

 

O comandante do 19º Batalhão, tenente-coronel Paulo Matos, falou da importância do novo sistema. “O Koban é uma filosofia que parte da ideia do policiamento tradicional se integrar ao policiamento comunitário, no qual o trabalho realizado pela nossa equipe faz visitas técnicas no local indicado pela população, e resolvemos os problemas juntamente com a comunidade. Essa comunicação é importante porque quem mora no local sabe das necessidades daquela região, e não há melhor forma de combater a criminalidade do que ter apoio da comunidade”, frisou.

Além da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, são parceiros da GPAC/SDS nesta ação cidadã a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), o Comitê Estadual de Incidentes com Tubarões (Cemit), a Gerência de Integração e Capacitação da SDS (Gicap) e o Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (NETP) da secretaria.

 

Comunidade Segura Entra Apulso 26 4   Comunidade Segura Entra Apulso 26 5   Comunidade Segura Entra Apulso 26 6