28° C

Secretaria de
Defesa Social

Notícias

Alerta Celular devolve aparelhos roubados ou furtados aos proprietários

O primeiro mutirão da entrega desses equipamentos desde o início da pandemia aconteceu na manhã desta sexta-feira (09/10), na Sede Operacional da PCPE. Também foi lançado o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) do programa via Whatsapp, para que usuários possam tirar dúvidas e fazer consultas sobre o cadastro

A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco, em uma ação integrada envolvendo as polícias Civil e Militar, realizou o 3º Mutirão Alerta Celular: Seu Aparelho de Volta, o primeiro após a reabertura das atividades. As entregas estão sendo feitas de forma descentralizada para evitar aglomerações. Desta vez, serão devolvidos 462 celulares subtraídos pelos criminosos e apreendidos este ano. As primeiras entregas ocorreram na Sede Operacional da Polícia Civil, seguindo protocolos sanitários, com acesso a álcool em gel e distribuição de máscaras descartáveis para quem estava sem.

Na ocasião, o coordenador do Alerta Celular, Coronel Jonas Moreno, apresentou as estatísticas do programa que já possibilitou a restituição de mais de 26 mil equipamentos. Também houve o lançamento do serviço via Whatsapp (81-9.8494.3219) e da premiação de unidades policiais com melhor desempenho na identificação e captura de celulares retirados de seus verdadeiros donos. O Chefe da Polícia Civil de Pernambuco, Nehemias Falcão, realizou a abertura do evento.

WhatsApp Image 2020-10-09 at 16.01.35.jpegNo Recife, estão sendo devolvidos 200 aparelhos e o restante dos equipamentos estão disponível nas delegacias da RMR em que foram recuperados. Os 462 donos dos celulares receberam uma intimação com as informações de como acontece a retirada dos aparelhos. Essas pessoas haviam registrado o número do IMEI dos seus celulares no programa da SDS e no boletim de ocorrência (BO) sobre o roubo ou furto sofrido. O mutirão é um esforço concentrado para agilizar a devolução dos aparelhos recuperados.

A professora aposentada Socorro Lira, 65 anos, havia acabado de comprar um celular para a neta quando o aparelho foi furtado. “Eu tinha feito o cadastro porque outras pessoas da minha família já tiveram o celular recuperado pela polícia por conta desse programa. Lá em casa somos todos cadastrados. A polícia realmente está trabalhando neste sentido de recuperar celular”, testemunhou a professora.

Gustavo Oliveira da Silva, 21 anos, também compareceu no mutirão para reaver o celular que foi furtado há dois meses. “Eu nem esperava, mas realmente a polícia faz um trabalho excelente, recupera o celular e eu fui muito bem atendido aqui. É importante as pessoas se cadastrarem”, declarou Gustavo, que doará o celular recuperado para a mãe.

QUEDA NOS CRIMES PATRIMONIAIS - Com a implantação do programa e de ações integradas de prevenção e repressão aos crimes contra o patrimônio, Pernambuco tem conseguido reduzir significativamente os roubos e furtos desses aparelhos. Em 2020, houve 24.763 roubos e furtos de aparelhos, 32,44% a menos em relação ao mesmo período de 2019, quando houve 36.656 crimes visando a subtração desses equipamentos. Desde o lançamento do Alerta, em março de 2017, já foram recuperados 26.467 aparelhos pelas forças de segurança do Estado. Em média, de todos os aparelhos roubados ou furtados, 33% são recuperados.

DESTAQUES ALERTA CELULAR – No primeiro semestre de 2020, órgãos de segurança destacaram-se, na avaliação de todo o território de Pernambuco, em apreensão de celulares das mãos de criminosos e receptadores. Pela Polícia Civil, ficaram no topo as Delegacias de Casa Amarela e da Macaxeira, ambas na RMR. Pela Polícia Militar, lideraram o ranking o 4º Batalhão, com sede em Caruaru, e o 17º BPM, sediado na cidade do Paulista. Foram agraciados com o prêmio Destaque Alerta Celular, os delegados e comandantes das respectivas unidades, que são: Tenente Coronel Fred Saraiva, Comandante do 4º Batalhão da PMPE; Major Adalberto Barbosa, Comandante do 17º Batalhão da PMPE; Delegado Titular da DP de Casa Amarela, Carlos Couto; e Delegado Titular da DP da Macaxeira, Diogo Bem.

Os prêmios foram entregues pelo diretor Integrado Metropolitano da PCPE, Antonio Barros, e pelo diretor Integrado Metropolitano da PMPE, Coronel Ricardo Peres. O Destaque Alerta Celular é uma forma de incentivar as consultas e procedimentos operacionais que possibilitem a criminalização de receptadores, praticantes de roubos e furtos, além da restituição dos bens.

O programa é uma ferramenta importante para combater e inibir a impunidade, com a prisão dos criminosos. Por isso é importante que os cidadãos façam o cadastro online pelo site da SDS (www.sds.pe.gov.br). Ao inserir os dados pessoais e o número do IMEI do celular corretamente, o proprietário do aparelho permite que, em caso de ser vítima de roubo ou furto, as polícias possam encontrar o item subtraído. Nas abordagens a suspeitos, os policiais verificam se o IMEI dos celulares encontrados correspondem a algum aparelho cadastrado no sistema, e se há queixa de furto ou roubo.

CANAL DE ORIENTAÇÃO - Para fortalecer ainda mais o programa, a SDS lança o SAC Alerta Celular, para que a população possa tirar dúvidas sobre o sistema e concluir o cadastro. O canal funcionará de segunda a sexta, no horário comercial das 8h às 17h, pelo telefone (81) 9.8494.3219. Atualmente, o programa possui, em seu banco de dados, 500 mil telefones cadastrados. Esse número representa em torno de 5% do total de celulares existentes em Pernambuco. Com um canal para tirar as dúvidas, a expectativa é aumentar o cadastro para dar mais efetividade ao trabalho policial. A Operação Verão Alerta Celular também está nas ruas, nos finais de semana, fazendo a divulgação do programa em stands montados em Porto de Galinhas, no Marco Zero, no Recife Antigo e no Sítio Histórico de Olinda, além da participação nas edições do Governo Presente.

COMO SABER O IMEI E REALIZAR CADASTRO - Essa sequência numérica de 15 dígitos é facilmente verificada tanto na caixa do aparelho como na nota fiscal. Há também uma forma rápida de obtê-la: basta digitar *#06# no próprio celular e o IMEI aparecerá na tela. Depois, é só anotar e realizar o cadastro no programa Alerta Celular, para que em caso de roubo ou furto facilite a recuperação do telefone pelas forças de segurança pública. Basta acessar www.sds.pe.gov.br e clicar no banner do Alerta Celular, que está logo na página inicial. É importante preencher o formulário online com os dados corretos, pois assim os policiais podem entrar em contato quando encontrarem o celular.

WhatsApp Image 2020-10-09 at 16.01.36.jpeg    WhatsApp Image 2020-10-09 at 16.01.35 (1).jpeg

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

WhatsApp Image 2020-10-09 at 16.01.37.jpeg

       WhatsApp Image 2020-10-09 at 16.01.34.jpeg