Rapidez e modernidade na nova carteira de identidade de PE

Nesta terça-feira (29/10) o Governo do Estado lançou o Sistema ABIS, que vai reduzir o tempo de espera pelo RG para cinco dias e proporcionar a emissão de até 1,2 milhão de documentos por ano. Com a inovação, o Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB) passa a emitir antecipadamente o novo modelo nacional da carteira, com mais itens de segurança e maior resistência a extravios

Os pernambucanos já podem tirar a nova carteira de identidade, com emissão mais rápida e itens de segurança mais modernos, a partir desta terça-feira (29/10). O Governo do Estado lançou nesta data, às 9h, o Sistema ABIS (sigla em inglês para Sistema Automático de Identificação Biométrica), que diminui o tempo de espera pelo documento para cinco dias. O ato contou com a presença do governador Paulo Câmara, na sede do Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB), que opera o sistema. O ABIS também permite a Pernambuco confeccionar antecipadamente o novo modelo nacional do RG, que passa a ser obrigatório em todo o Brasil somente a partir de março de 2020. A previsão é aumentar em 117% a capacidade de produção das carteiras, passando de 552 mil para 1,2 milhão de cidadãos beneficiados por ano.

Agora, o usuário do Expresso Cidadão e do IITB será atendido em estações digitais com computador, leitor biométrico, câmera fotográfica e coletor de assinatura, deixando para trás o antigo modelo de coleta das impressões digitais com tinta. As prefeituras municipais que aderirem ao equipamento digital também poderão oferecer o serviço. Estima-se que, no primeiro ano de implantação do ABIS, 73% da emissão dos documentos seja totalmente digital, e apenas 27% continue com o atendimento entintado. Com isso, o tempo de espera, que era de 10 a 90 dias, se reduzirá para de cinco a, no máximo, 15 dias.

O agendamento online também foi repaginado, para que a população marque a data de coleta das digitais, assinatura e foto com mais agilidade. Basta acessar o site do IITB - www.iitb.pe.gov.br - ou da Secretaria de Defesa Social (SDS) - em www.sds.pe.gov.br, na aba Serviços. Para quem solicita a partir da 2ª via, é necessário também emitir a guia do Documento de Arrecadação Estadual (DAE) e fazer o pagamento antes da data escolhida para comparecer ao posto de atendimento.

IITB ABIS 29.10.2019

Durante o lançamento do sistema ABIS, o governador Paulo Câmara anunciou novidades na emissão gratuita e no valor da taxa a partir da 2ª via. "Vamos encaminhar um projeto de lei para garantir a gratuidade na emissão de RGs para pessoas idosas e também a taxa única de R$ 22,61 para novas vias, independentemente de ser a segunda, terceira ou acima disso", declarou.

Na avaliação do secretário de Defesa Social de Pernambuco, Antonio de Pádua, a modernização proporcionada pelo ABIS nos 227 pontos de emissão da carteira de identidade trará ainda mais benefícios à sociedade. "Além de proporcionar um atendimento mais eficiente para o cidadão que precisa do documento para acessar direitos básicos, vamos conferir mais eficiência às investigações policiais, com uma identificação mais ágil dos autores de crimes. Para isso, também digitalizaremos todo o acervo do IITB que hoje está em papel. Ao aumentar a capacidade de trabalho dos peritos papiloscopistas, geramos um incremento exponencial na elucidação de crimes violentos contra o patrimônio e contra a vida", ressalta.

Ação social - Outro efeito positivo trazido pelo Sistema ABIS é o reforço na emissão das carteiras de identidade gratuita em mutirões. Hoje, os programas sociais do Governo de Pernambuco conseguem distribuir 2.100 documentos por mês, número que será praticamente sete vezes maior com o processo digital de produção: 14.000 RGs poderão ser confeccionados a cada 30 dias. Programas como Comunidade Segura e Resgatando a Cidadania, promovidos pela SDS, estão entre os que oferecem esse serviço.

Expressos Cidadão - Coordenado pela Secretaria de Administração (SAD), o Programa Expresso Cidadão está preparado para emitir o RG pelo novo sistema. Ao todo são oito unidades de atendimento espalhadas pelo Estado, sendo três na Região Metropolitana do Recife (Boa Vista, Pina e Olinda) e as demais instaladas no Interior do Estado (Vitória de Santo Antão, Caruaru, Garanhuns, Salgueiro e Petrolina). Atualmente, o Expresso Cidadão disponibiliza para os usuários a emissão de carteira de identidade, CPF, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Carteira de Trabalho, atendimento da Defensoria Pública, PROCON, Prefeitura, entre outros.