Governo de Pernambuco inicia formação de 1.085 novos profissionais da segurança

Carlos Medeiros SDS (7).jpg

Aluísio Moreira SEI.jpg

Luciano Luck SDS.jpg

Governador Paulo Câmara fez a abertura da aula inaugural do Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar, por videoconferência

O governador Paulo Câmara participou, na manhã desta segunda-feira (19.07), por videoconferência, da abertura da aula inaugural da primeira turma do Curso de Formação de Oficiais (CFO), composta por 80 oficiais, sendo 60 para a Polícia Militar de Pernambuco e 20 para o Corpo de Bombeiros. No total, são 1.085 servidores convocados que, após a capacitação, começarão a atuar até o fim do primeiro semestre do próximo ano, de acordo com o calendário de cada curso, fortalecendo ainda mais as políticas de segurança pública do Estado. A previsão é de que a primeira turma conclua a formação em meados de junho de 2022.

“Segurança é uma área que se discute todos os dias. Sabemos da importância dessas formações para que os profissionais estejam preparados para ajudar Pernambuco, o Pacto Pela Vida e as instituições que irão representar, melhorando e aperfeiçoando as forças públicas de segurança. Nossa prioridade é salvar vidas e transformar cada vez mais Pernambuco em um Estado que garanta condições à população de ir e vir com segurança e paz”, destacou Paulo Câmara.

O secretário de Defesa Social do Estado, Humberto Freire, destacou que Pernambuco teve em 2021 o primeiro semestre mais exitoso dos últimos oito anos do Pacto pela Vida, apesar do momento de pandemia e ressaltou que o fortalecimento das políticas de segurança pública é um compromisso permanente do Governo de Pernambuco.  "As palavras hoje são de agradecimento, porque neste momento de extrema dificuldade que passamos em virtude de uma pandemia que assola todo o mundo há mais de um ano, nós da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco mantivemos soluções de continuidade e investimentos por parte do Governo do Estado. O governador Paulo Câmara, mesmo diante dessas dificuldades, manteve o investimento na infraestrutura e no que há de mais importante para as forças de segurança do nosso Estado, que é o elemento humano, que são as pessoas que fazem estas instituições. Quando as medidas sanitárias permitiram, foi determinada a retomada do plano para que esses cursos de formação, planejados no ano passado, fossem executados em 2021”, frisou o gestor.

“Hoje, senhores e senhoras alunos, é uma felicidade vê-los inicindo o curso e vê-los ingressar numa política de segurança reconhecida nacionalmente e internacionalmente que é o nosso Pacto pela Vida. Hoje, os senhores têm esse privilégio de agregar ao Pacto pela Vida, ingressando neste curso de formação. Mas, mais do que um privilégio é uma grande responsabilidade ingressar e dar continuidade a esta política tão exitosa que vem ano a ano reduzindo os índices de criminalidade em Pernambuco. Dentre vocês, possivelmente teremos os futuros comandantes gerais e diretores de duas instituições importantíssimas para o nosso Estado, que são a Polícia Militar de Pernambuco e o Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco. Engajem-se realmente, doem-se ao curso e, ao final, à atividade do dia a dia da segurança pública do nosso Estado”, concluiu o secretário Humberto Freire.

Na segunda parte da aula inaugural, os alunos assistiram a duas palestras. A primeira do procurador-geral de Justiça de Pernambuco, Paulo Augusto de Freitas Oliveira, que é ex-oficial da PMPE. A segunda palestra foi realizada pelo diretor especial de Apoio Jurídico Administrativo da PMPE, coronel Ney Rodirgo Lima Ribeiro. Os alunos do curso de formação dos Bombeiros terão 57 disciplinas, sendo 33 de formação basica e 24 de formação específica, como direitos humanos, relações interpessoais, gerenciamento de desastres, entre outras. Já os alunos do curso de formação da PMPE terão 51 disciplinas, sendo 30 da formação básica e 21 da formação técnica específica, como direito aplicado à atividade policial, fundamento de polícia comunitária, entre outras.

Nesta terça-feira (20.07), acontecerá a primeira aula dos 100 futuros soldados do Curso de Formação e Habilitação de Praças do Corpo de Bombeiros Militar, com previsão de término em fevereiro de 2022. Ainda neste mês de julho, passam a frequentar as aulas os 750 convocados para o curso de soldado da PMPE. Aqueles que forem aprovados em todas as etapas deverão concluir a formação em janeiro de 2022, estando aptos a atuar no policiamento. Por fim, em agosto a Academia Integrada de Defesa Social ativará os cursos de formação para 60 novos delegados de Polícia Civil, 50 médicos legistas e 45 auxiliares de perito, que integrarão a Polícia Científica. A conclusão dos três cursos está prevista para o fim deste ano.

Também participaram da cerimônia desta segunda a vice-governadora, Luciana Santos; o secretário da Casa Militar, Carlos José; o procurador-geral de Justiça do Estado, Paulo Augusto de Freitas; o comandante da Polícia Militar de Pernambuco, coronel José Roberto de Santana; e o comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, coronel Rogério Antônio Coutinho.

Fotos:

Aluísio Moreira/SEI