Governo de Pernambuco dá início à formação de novos soldados do Corpo de Bombeiros

WhatsApp Image 2021-07-20 at 14.11.34.jpeg

00 00 20210720_085327.jpg

Bombeiros 1.jpg

WhatsApp Image 2021-07-20 at 14.11.35 (1).jpeg

DSC_0794.JPG

WhatsApp Image 2021-07-20 at 14.11.35.jpeg

AULA INAUG BM NAZIR -16.jpg

DSC_0788.JPG

Aula inaugural do Curso de Formação e Habilitação de Praças (CFHP) do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE) ocorreu nesta terça-feira (20/07) e contou com discurso de saudação do governador Paulo Câmara e do secretário de Defesa Social do Estado, Humberto Freire. Previsão é que os novos bombeiros militares comecem a servir no primeiro semestre de 2022

Novos 100 futuros soldados ingressaram no Curso de Formação e Habilitação de Praças do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CFHP/CBMPE). A aula inaugural aconteceu na manhã desta terça-feira (20) e contou com a presença do governador Paulo Câmara. No total, são 1.085 servidores convocados que, após a capacitação, começarão a atuar até o fim do primeiro semestre do próximo ano, de acordo com o calendário de cada curso, fortalecendo ainda mais as políticas de segurança pública do Estado. A previsão é de que a primeira turma conclua a formação em fevereiro de 2022.

O governador Paulo Câmara saudou os alunos com discurso na cerimônia virtual, que marca o início da etapa final do concurso público da corporação. Ao todo, serão sete meses de atividades. Os aprovados estarão aptos a servir o CBMPE em suas unidades distribuídas no território pernambucano. O chefe do Executivo destacou o papel fundamental que o Corpo de Bombeiros exerce no Pacto pela Vida (PPV) e no trabalho que exerce na proteção da vida dos pernambucanos, ressaltando a necessidade da boa capacitação profissional para o desempenho dessa missão. “A formação faz parte de todo um processo que dá origem aos bons profissionais, com bases que vão desde a disciplina e hierarquia às particularidades necessárias para exercer a função com a devida clareza, estimulando habilidades para servir ao povo pernambucano como bombeiros militares”, afirmou Paulo Câmara.

O secretário de Defesa Social, Humberto Freire, destacou o compromisso do Governo de Pernambuco com a segurança pública. “Não posso deixar de iniciar as minhas palavras agradecendo o governador Paulo Câmara. Como todos sabem passamos por uma pandemia que traz dificuldades imensas, há mais de um ano, para todo mundo e a todos os estados do Brasil. A responsabilidade fiscal e na administração do estado de Pernambuco fez com que com as adaptações necessárias pudessem continuar discutindo e efetivamente começar essas novas formações no ano de 2021”, frisou o gestor.

Humberto Freire lembrou que, no cenário de pandemia, muitos bombeiros contribuíram no socorro de pessoas acometidas pelo coronavírus e sublinhou a importância do papel da corporação na redução dos índices de criminalidade. “O Corpo de Bombeiros Militar de Pernmabuco participa efetivamente da política de segurança pública do nosso Estado, com dois projetos importantíssimos e que reduzem efetivamente a criminalidade. O projeto Vidas Salvas e as ações de fiscalizações do Bar Seguro. Muito em breve, os senhores e as senhoras, integrarão equipes e atuarão nessas duas ações, que contribuem efetivamente para a redução dos homiicídios e dos índices de violência do nosso Estado. Para que isso aconteça é fundamental que aproveitem e se dediquem nessa formação, para que ao fim dela, estejam prontos para servir ao povo pernambucano”, declarou o secretário de Defesa Social.

No total, os alunos do CFHP terão 50 disciplinas, das quais 34 constituem a formação básica e 16 a formação técnica específica. Entre essas disciplinas estão as de direitos humanos, combate a incêndio, salvamento, gestão administrativa, planejamento de defesa civil e atuação em desastres.

Representando o comando geral do CBMPE, discursou na solenidade o subcomandante geral, coronel Clóvis Ramalho. Estiveram presentes os secretários da Casa Militar, Carlos José; o secretário executivo da Casa Militar, José Flávio Morais; os secretários executivos de Defesa Social, Rinaldo de Souza, e de Gestão Integrada da SDS, Flávio Duncan; o corregedor geral da SDS, Paulo Loyo; o secretário executivo de Defesa Civil do Estado, coronel BM Lamartine Barbosa, que proferiu palestra após a abertura; além de diretores e gestores do CBMPE e da PMPE.

Em apenas uma semana, já são 180 novos alunos tendo formação para atuarem na segurança pública. Ontem, iniciaram as aulas 60 oficiais da PMPE e 20 oficiais do CBMPE. Até o final do mês, iniciarão as aulas 750 futuros soldados da PM. Em agosto, a Academia Integrada de Defesa Social (Acides) ativa os cursos de formação para 60 novos delegados de Polícia Civil, além de 50 médicos legistas e 45 auxiliares de perito que integrarão a Polícia Científica de Pernambuco.

Fotos:

Élvano Nazir e Luciano Luck - SDS