Governo de Pernambuco realiza Workshop sobre Segurança Pública

WOKSHOP SEGURANÇA PÚBLICA 2023 1

Evento, realizado por meio da SDS em parceria com o BID, visa à elaboração do novo Plano Estadual de Segurança Pública e contou com a participação de outras secretarias

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Defesa Social (SDS), promoveu, entre os dias 7 e 10 de março, um workshop para realizar um diagnóstico e promover debates voltados para a construção do Plano Estadual de Segurança Pública e do Programa Juntos pela Segurança. O evento, que aconteceu na Escola Judicial de Pernambuco (Esmape), no bairro da Ilha Joana Bezerra, área central do Recife, foi realizado em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). "É uma satisfação sermos os primeiros a receber os parceiros do BID para, juntos, discutirmos e iniciarmos a construção do Juntos pela Segurança. Um programa que foi pensado e idealizado pela governadora Raquel Lyra para a proteção de todos os pernambucanos e pernambucanas. Uma política pública que será construída a partir do olhar de diversas secretarias estaduais", pontuou a secretária de Defesa Social, Carla Patrícia Cunha.

O objetivo do workshop foi reunir representantes de diversas secretarias estaduais participantes do Grupo de Trabalho constituído pela portaria Nº 001 - SDS/Seplag, que prevê a elaboração de um diagnóstico da segurança cidadã e justiça de Pernambuco. Esse diagnóstico inclui expectativas e perspectivas para o setor nos próximos dez anos, com vistas à criação conjunta do Plano Estadual de Segurança Pública e do Programa Juntos Pela Segurança. “Eventos como este são essenciais para discutirmos juntos, e de maneira transversal, a questão da segurança pública. Não é possível falar em prevenção sem mencionar educação, saúde, trabalho e emprego, sem olhar para nossos jovens e para as comunidades, sem chegar junto das entidades de assistência social. É muito mais do que analisar indicadores: é avaliar a situação de maneira sistêmica. E é isso o que estamos fazendo", afirmou Carolina Cabral, titular da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção à Violência e às Drogas (SDSCJPVD).

Além da SDS e de suas operativas, participaram do workshop integrantes das secretarias de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional; Mulher; Justiça e Direitos Humanos; Saúde; Educação; e Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção à Violência e às Drogas. Também integraram as discussões convidados com experiência em segurança pública, como a diretora de pesquisa do Instituto Igarapé, Melina Risso. “Ficamos muito felizes com o convite para participar do workshop que inaugurou a elaboração do plano Juntos pela Segurança. Pernambuco já foi referência para o Brasil na segurança pública e tem a chance de ser novamente, liderando uma política moderna e inclusiva. O workshop foi não só uma oportunidade para aprofundar o diagnóstico dos problemas e desafios atuais do sistema de segurança e justiça criminal, mas principalmente para identificar importantes pontos de mudança para o futuro. Vale destacar que esse processo se inicia agora e que nas próximas etapas todas essas questões serão discutidas e validadas pela sociedade pernambucana”, afirmou.

O evento contou com palestras e grupos temáticos, contemplando a identificação dos principais desafios e problemas a serem enfrentados na área, com a indicação de soluções; a apresentação de referenciais e experiências bem sucedidas; relatos de boas práticas nacionais e internacionais; o compartilhamento de soluções exitosas; a geração e a disseminação de conhecimentos em segurança cidadã, prevenção da violência e ressocialização de apenados. "Para que possamos avançar na segurança pública do Estado é fundamental que a dinâmica do sistema prisional esteja inserida nos projetos e nas políticas públicas voltadas para a temática. O diálogo e a integração entre os órgãos é o ponto de partida", frisou Lucinha Mota, secretária de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco.

Para a secretária da Mulher de Pernambuco, Regina Célia, é essencial a participação da secretaria na elaboração do Juntos pela Segurança. “Representamos mais de 50% da população, precisamos promover transformações e construir um estado seguro para as mulheres pernambucanas”, ressaltou.

Ao final, foram apresentadas propostas com a finalidade de fomentar as novas políticas de segurança pública do Estado, bem como de estimular a implementação de uma nova cultura organizacional e de um novo modelo de gestão. Os representantes do BID agradeceram a parceria e elogiaram o trabalho desenvolvido com a integração das diversas secretarias nas discussões preparatórias do Plano Estadual de Segurança Pública.

Fotos: Élvano Nazir / SDS

WOKSHOP SEGURANÇA PÚBLICA MARÇO 2023 01