28° C

Secretaria de
Defesa Social

Notícias

Setembro Amarelo mobiliza servidores da Corregedoria Geral da SDS

CORREGEDORIA SETEMBRO AMARELO 2021 1

Órgão promoveu palestra com o objetivo de difundir a cultura de prevenção ao suicídio e promover um ambiente de acolhimento para os profissionais da segurança pública

 

Com o intuito de fomentar um ambiente de valorização da vida, a Corregedoria Geral da Secretaria de Defesa Social convidou servidores a se engajar na campanha Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio. Nesta quarta-feira (29/09), o psicanalista e bombeiro militar Glauco Araújo Guedes ministrou palestra no auditório da instituição, no Centro do Recife, para ampliar a compreensão sobre o tema e estimular o acolhimento das pessoas que enfrentam questões de saúde mental.

 

Durante o evento, o psicanalista e bombeiro militar Glauco Araújo Guedes, que atua no Centro de Assistência Social do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE), reforçou que tratar de suicídio é essencialmente atuar na prevenção. O corregedor geral da SDS, Paulo Loyo, salientou que a chegada da campanha do Setembro Amarelo busca romper tabus que ainda cercam o assunto.

CORREGEDORIA SETEMBRO AMARELO 2021 2“É necessário enfrentar a questão do suicídio com responsabilidade, por isso todos os setores da Corregedoria Geral da SDS estão orientados a se manter abertos a esse acolhimento. Assim, é possível agir de maneira rápida e eficaz no auxílio aos profissionais da segurança que passem por essa situação”, destacou Loyo.

 

Introduzir a cultura de falar sobre saúde mental foi um dos principais objetivos da palestra, acrescentou o corregedor geral adjunto da SDS, Sávio Macêdo. “As chefias devem facilitar esse acolhimento e a atenção, sem preconceitos”, afirma.

 

Para a delegada Alessandra Oliveira, corregedora auxiliar civil da SDS, a iniciativa é bem-vinda por trazer reflexão sobre autocuidado e bem-estar tanto no ambiente de trabalho como no familiar. “Temos que ser multiplicadores da prevenção ao suicídio, sempre com um olhar amoroso. Passamos mais tempo no trabalho do que em casa, por isso precisamos manter as conexões fortes por aqui”, opinou.