28° C

Secretaria de
Defesa Social

Notícias

Proerd: 20 anos de serviços prestados aos pernambucanos

Neste 29 de agosto é comemorado o Dia Estadual do programa. Sua atuação na prevenção ao uso de drogas já beneficiou quase 750 mil crianças e adolescentes

 

O Programa Educacional de Resistência às Drogas está completando 20 anos em que ensina e ajuda adolescentes e jovens a se manterem longe das drogas. Neste período, são 748.352 estudantes impactado de todo o Estado. A comemoração é dupla neste sábado, porque o Dia 29 de agosto é o Dia Estadual do Proerd, como instituiu a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), por meio da lei nº 13.760, de 30 de abril de 2009.

Ao fazer parte do calendário de datas comemorativas do Estado, o programa tem reconhecida a sua importância. O trabalho é desenvolvido pela Polícia Militar, sob coordenação da Gerência de Prevenção e Articulação e Integração Comunitária – GPAC da Secretaria de Defesa Social. O objetivo é atender a juventude pernambucana, aproximando inclusive à Polícia da comunidade, da escola e das famílias.

Esse ano em especial, devido à pandemia da Covid-19, as atividades do Proerd foram suspensas, mas uma agenda encontra-se elaborada aguardando a retomada das aulas presenciais e aberturas das escolas, onde o curso acontece, integrando PM, comunidade escolar (alunos e professores) e pais e responsáveis.

As aulas do Proerd são ministradas por Policiais Militares devidamente capacitados com a temática de resistência às drogas, para o acolhimento de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social. Eles são os Instrutores Proerd, que se aproximam dos estudantes visando não somente afastá-los de situações de violência, mas também de ajudá-los com a auto-estima e confiança que os mantém longe das drogas.

“No início, tivemos o apoio dos Centros de Formação e Capacitação das Polícias Militares dos Estados de Santa Catarina e São Paulo, no ano 2000, para formar nossos primeiros instrutores. Nos anos seguintes, outros Centros de Formação e Capacitação, como Distrito Federal, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, também contribuíram para o nosso crescimento. Além dos Centros de Treinamento, as Coordenações do Proerd nos Estados da Paraíba, Bahia, Maranhão, Roraima, Mato Grosso, Goiás e Tocantins também enviaram facilitadores, pedagogos e mentores para atuarem em Pernambuco, contribuindo ainda mais para a boa formação dos nossos policiais militares instrutores”, explica Flávio Queiroz, gerente da GPAC.

Em Pernambuco, o Proerd já alcançou estudantes de todos os municípios do Estado, chegando inclusive a Fernando de Noronha. Considerado o melhor e maior Programa de prevenção às drogas do mundo, o Proerd foi incorporado como carro chefe dos programas preventivos sobre o uso abusivo de drogas da SDS, com parcerias firmadas com outras secretarias estaduais e municipais.

 

 

 

 dentro 1 Proerd.jpg  dentro 3 proerd.jpg  tres Proerd dentro.jpg