28° C

Secretaria de
Defesa Social

Notícias

SDS conquista Prêmio Usina Pernambucana de Inovação com o Trabalho

WhatsApp Image 2021-11-25 at 17.24.59.jpeg

WhatsApp Image 2021-11-25 at 17.24.59 (1).jpeg

O secretário de Defesa Social, Humberto Freire, participou de solenidade onde recebeu o prêmio Usina Pernambucana de Inovação com o Trabalho, devido ao projeto Monitor de Justiça, em parceria com o Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, Secretaria de Planejamento e Gestão, além da própria SDS. A cerimônia de entrega aconteceu no auditório da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, no bairro do Recife, na tarde desta quinta-feira (25).

 

O Monitor de Justiça, implantado no início deste ano de 2021, tem como objetivo acelerar a investigação e o julgamento dos casos de homicídios com autoria identificada em Pernambuco, reduzindo a média de tempo de tramitação do processo de quatro anos e meio para 399 dias, ou seja, um ano e 34 dias. O projeto teve início nos municípios Cabo de Santo Agostinho, Caruaru, Jaboatão dos Guararapes, Nazaré da Mata, Paulista, Palmares e Vitória de Santo Antão.

 

“O Monitor de Justiça é uma importante ferramenta para punir com celeridade quem comete crimes contra à vida e, desta forma, reduzir os índices de homicídios e garantir a paz na sociedade. Essa ferramenta se tornou viável porque entendemos que inovar é uma obrigação. A sociedade está avançando e precisamos caminhar com ela, com o uso das novas tecnologias para a solução de problemas e compartilhamento de informações. Buscamos na experiência do Ceará a inspiração para o Monitor de Justiça, uma nova forma de ver o trabalho de apuração de um homicídio, em suas variadas fases. Muito em breve, vamos melhorar nosso  trabalho, porque é construído a várias mãos, com a união de diversos órgãos”, destacou Humberto Freire.

 

A Usina Pernambucana de Inovação é um hub sócio-governamental, que visa apoiar e reconhecer iniciativas de servidores estaduais para o desenvolvimento de soluções inovadoras, com o objetivo de melhorar a prestação dos serviços públicos à população e, consequentemente, a qualidade de vida de todos os pernambucanos. Nesta primeira edição, o Prêmio Usina de Inovação teve 14 submissões de projetos que envolveram, no total, 15 órgãos públicos do Estado de Pernambuco.

 

Também foram premiados os seguintes projetos: “Retre sim, retrabalho não”, uma ferramenta BI que ajuda na redução dos índices de abandono escolar e reprovação por meio de soluções pedagógicas; e “Sistema de Esgotamento Sanitário de Santa Cruz do Capibaribe”, que visa ações de sustentabilidade como o reaproveitamento do lodo e do tratamento dos efluentes, por meio de inovações na tecnologia adotada para reduzir custos e prazos. Estiveram presentes à cerimônia o secretário de Planejamento e Gestão, Alexandre Rebêlo; o secretário de Ciência e Tecnologoa, Lucas Ramos; a presidente da Agência Estadual de Tecnologia da Informação, Ila Carrazone; o defensor público-geral, José Fabrício;  o promotor Luiz Sávio; e a coordenadora do Centro de Apoio Operacional Criminal do MPPE, promotora Ângela Cruz.

 

Fotos: Luciano Luck | Divulgação.