28° C

Secretaria de
Defesa Social

Notícias

Autoridade de Segurança da Alemanha vem a Pernambuco conhecer o Pacto pela Vida

 

WhatsApp Image 2022-12-02 at 10.06.56.jpeg

 

Integrantes da Secretaria de Defesa Social receberam, na tarde de ontem (quinta-feira, 01/12), na sede da SDS, a visita da conselheira de segurança da Policia Federal da Alemanha Ulrike Leichtl, lotada no Consulado Geral daquele país na cidade de São Paulo. O objetivo da visita foi conhecer a metodologia e o modelo de gestão do Pacto pela Vida, uma referência nacional e internacional como política integrada de prevenção e repressão à violência.

 

"Foi uma importante troca de experiências e informações sobre o tema da segurança pública e da criminalidade. Compartilhamos nossa experiência e aprendizado, além de conhecer com mais profundidade a realidade da Alemanha", disse o coronel Ivanildo Torres, gerente geral de Articulação, Integração Institucional e Comunitária da SDS. Também receberam a comitiva alemã o gerente geral de Gestão para Resultados da SDS, Ricardo Albuquerque, e o chefe da Unidade de Coleta e Tratamento de Dados da Gerência de Análise Criminal e Estatística (GACE), Gustavo Brasil.

 

No encontro, chamou a atenção de Ulrike Leichtl a alta taxa de resolução dos inquéritos de homicídios em Pernambuco. Conforme as projeções de 2022, a expectativa é concluir 65% dos inquéritos dentro do ano corrente, com definição de autoria e encaminhamento ao Sistema de Justiça Criminal. “Na Alemanha, a resolução é de 58%, sendo que eles têm um quantitativo de crimes bastante inferior. Isso só ressalta a qualidade do trabalho das forças de Pernambuco em um cenário mais complexo de enfrentamento à criminalidade violenta. Também foi interessante conhecer a motivação das mortes violentas. Enquanto aqui 80% dos homicídios são desencadeados pela disputa entre grupos com atuação no tráfico de drogas, na Alemanha as maiores causas são o terrorismo e motivações políticas”, destacou Ricardo Albuquerque.

 

 

WhatsApp Image 2022-12-02 at 10.06.54.jpeg                    WhatsApp Image 2022-12-02 at 10.06.53 (1).jpeg