28° C

Secretaria de
Defesa Social

Notícias

AGRESTE E ZONA DA MATA REDUZEM CRIMINALIDADE NOS FESTEJOS JUNINOS

06 de Julho de 2018

Agreste e Zona da Mata reduzem criminalidade nos festejos juninos

 

Número de homicídios nessas regiões de Pernambuco caiu em 43,3% e o de roubos reduziu-se em 27,7%, no período de São João e São Pedro

Os festejos juninos transcorreram com mais segurança no Agreste e Zona da Mata de Pernambuco em 2018. Durante o período de São João (22 a 24 de junho) e São Pedro (30 de junho a 1º de julho), as ocorrências de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) diminuíram em 43,3% nessas regiões, enquanto as de Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVPs) baixaram em 27,7%.

Nenhum homicídio ocorreu em locais de eventos em Caruaru, principal polo junino do Agreste, no São João 2018. Nos fins de semana de São João e São Pedro, registraram-se cinco CVLIs no município, 37,5% a menos do que no mesmo mês em 2017. E os roubos tiveram retração de 41% no mesmo período, passando de 154 em 2017 para 91 em 2018.

Segundo o comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Geovani Augusto, o reforço de 29% no efetivo de policiais militares e o incremento na estrutura das Polícias Civil e Científica contribuíram para os resultados. Somente a PMPE aumentou o número de policiais em Caruaru de 6.026 para 7.808.

"Este ano pudemos contar com a participação do 1º Batalhão Integrado Especializado de Policiamento (BIEsp), além de efetivo extra da capital e do Sertão. Além disso, a participação das demais operativas da Secretaria de Defesa Social foi ampliada. Fizemos, inclusive, uma forte campanha do Alerta Celular, o que estimulou as pessoas a cadastrarem seus aparelhos no sistema", afirma o comandante do 4º BPM.

De fato, a Polícia Civil de Pernambuco verificou um aumento de 94% no número de boletins de ocorrência registrados em seu plantão do Pátio do Forró. Foram 229 BOs, contra 118 no período junino de 2017. A maioria (57,6%) correspondeu a queixas de furto.

“Atribuímos esse aumento a duas ações da segurança: a divulgação do Programa Alerta Celular, que faz com que as pessoas registrem os roubos e furtos de aparelhos telefônicos, porque eles sabem que se as polícias localizarem, a vítima terá seu bem restituído. E também ao espaço exclusivo para o registro do BO, que deixou o atendimento mais confortável e rápido para a população”, explica a Delegada Seccional do município, Polyanne Farias.

Durante os festejos do São João 2018, o Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco realizou, em todo o Estado, 457 atendimentos pré-hospitalares e 547 vistorias e fiscalizações técnicas, para garantir a segurança das estruturas dos eventos. Um caso de incêndio em estabelecimento comercial foi atendido.

OUTRAS REGIÕES - Os casos de roubo também caíram na Região Metropolitana e no Sertão de Pernambuco durante os fins de semana de São João e São Pedro deste ano. No Grande Recife, os CVPs diminuíram em 28%, enquanto os municípios sertanejos alcançaram uma redução de 17,7%.

A RMR teve, igualmente, um número de homicídios mais baixo nesses fins de semana de maior movimento no período junino. De 30 casos em 2017, os municípios da área metropolitana passaram para 28 (-6,6%). Por sua vez, os do Sertão mantiveram o quantitativo do ano passado, com sete casos.