Mutirão do Alerta Celular devolve aparelhos roubados

Nesta sexta-feira (06/12), 300 pessoas puderam ter de volta seus aparelhos graças ao cadastro no sistema Alerta Celular. Ação integra as Polícias Civil e Militar de Pernambuco e tem foco na RMR

Com recuperação recorde de celulares roubados em 2019, a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS) começou nesta sexta-feira (06/12) o mutirão Alerta Celular: Seu Aparelho de Volta. Esse esforço concentrado visa a agilizar a devolução, aos proprietários, de aparelhos roubados que acabaram apreendidos pelas Polícias Civil e Militar do Estado. Nesta ação, foram intimadas 300 pessoas a comparecer à sede operacional da PCPE e mais dez Delegacias Seccionais da Região Metropolitana do Recife (RMR). Elas haviam registrado o número do IMEI dos seus celulares no programa da SDS e no boletim de ocorrência (BO) sobre o roubo ou furto sofrido.

A entrega de parte dos telefones foi feita em solenidade com a presença do secretário de Defesa Social do Estado, Antonio de Pádua, do chefe da Polícia Civil, Joselito Kehrle, do subcomandante da Polícia Militar, coronel André Cavalcanti, dos diretores integrados metropolitanos da PCPE e da PMPE, respectivamente delegado Ivaldo Pereira e coronel Fernando Aníbal, e do gerente geral de Análise Criminal e Estatística da SDS e coordenador do Alerta Celular, major Jonas Moreno.

Desde a criação do programa Alerta Celular, em março de 2017, as polícias recuperaram 15.322 telefones móveis que tinham registro de roubo no Estado. O sistema funciona por meio de um cadastro online que os cidadãos fazem pelo site da SDS (www.sds.pe.gov.br). Ao inserir os dados pessoais e o número do IMEI do celular corretamente, o proprietário do aparelho permite que, em caso de ser vítima de roubo ou furto, as Polícias possam encontrar o item subtraído. Nas abordagens a suspeitos, os policiais verificam se o IMEI dos celulares encontrados correspondem a algum aparelho cadastrado no sistema, e se há queixa de furto ou roubo.

Nesta sexta (06/12), 100 pessoas foram intimadas a reaver seus celulares na Diretoria Integrada Metropolitana da Polícia Civil (DIM). Outras 200 irão às dez Delegacias Seccionais que compõem essa diretoria, abrangendo a Região Metropolitana. Antes desse mutirão, em 2019 as polícias já conseguiram reencaminhar 1.335 aparelhos a seus verdadeiros donos.  A Delegacia Seccional de Boa Viagem foi a que mais devoluções efetuou no ano na RMR, com 198.

“Hoje, cerca de 63% dos aparelhos que constam como roubados em Pernambuco têm a chance de serem recuperados, pois o IMEI foi informado no boletim de ocorrência e está no Alerta Celular. Os demais 37% não forneceram o número, o que infelizmente reduz e muito a viabilidade da devolução por meio das forças policiais. Por isso enfatizamos que os cidadãos façam seu cadastro no site da SDS e também que tenham o IMEI anotado em lugar seguro. Essa atitude simples ajuda as Polícias a não apenas devolver mais aparelhos, mas também a prender mais criminosos, combatendo a impunidade e inibindo esse tipo de prática delituosa”, ressalta o secretário de Defesa Social de Pernambuco, Antonio de Pádua.

Foi o que fez a auxiliar administrativa Edcleide Jerônimo, 32 anos, que conseguiu reaver o celular nesta sexta-feira (06/12). Ela havia sido vítima de roubo há dois meses e registrou os dados do aparelho no BO pela internet. "Não esperava ter meu celular de volta tão rápido, fiquei surpresa. Estava usando um celular emprestado e agora já vou poder devolver porque tenho o meu de novo comigo. Já estou recomendando a minha família e aos amigos para se cadastrarem no Alerta Celular, funciona mesmo", conta.

REDUÇÃO SUCESSIVA DOS ÍNDICES DE ROUBO - Com a implantação do Alerta Celular e de ações integradas de prevenção e repressão aos crimes contra o patrimônio, Pernambuco tem conseguido reduzir significativamente os roubos e furtos desses aparelhos. De 2017 para 2018, a queda nas ocorrências desses tipos de crime foi de 27%, passando de 45.009 para 33.072 registros de telefones subtraídos. Em 2019, até novembro, a diminuição é de 14% em relação a 2018, com 28.486 notificações.

COMO SABER O IMEI DO CELULAR - Essa sequência numérica de 15 dígitos é facilmente verificada tanto na caixa do aparelho como na nota fiscal. Há também uma forma rápida de obtê-la: basta digitar *#06# no próprio celular e o IMEI aparecerá na tela. Depois, é só anotar e realizar o cadastro no programa Alerta Celular, para que em caso de roubo ou furto facilite a recuperação do telefone pelas forças de segurança pública. Basta acessar www.sds.pe.gov.br e clicar no banner do Alerta Celular, que está logo na página inicial. É importante preencher o formulário online com os dados corretos, pois assim os policiais podem entrar em contato quando encontrarem o celular.