28° C

Secretaria de
Defesa Social

Notícias

Operação de Emergência Sanitária no Carnaval detém 37 pessoas em PE

Operação de Emergência Sanitária no Carnaval detém 37 pessoas em PE

Notícias

OPERAÇÃO FISCALIZAÇÃO CARNAVAL 2021

Profissionais da segurança pública do Estado estão mobilizados desde sexta-feira (12/02) para evitar aglomerações e demais situações de desobediência às normas estabelecidas pelo Governo de Pernambuco contra o novo coronavírus no período em que se celebraria o Carnaval. Operação segue até esta quarta-feira (17/02)

 

As fiscalizações e o policiamento desde a última sexta-feira (12/02) até esta segunda (15/02) resultaram em 37 conduções a Delegacias de Polícia Civil, durante a Operação de Emergência Sanitária Carnaval 2021. Nesse período, as operativas da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS) realizaram abordagens, inspeção de estabelecimentos, dispersão de aglomerações e de eventos realizados em descumprimento às normas do Governo do Estado no enfrentamento à pandemia de Covid-19. A população também colaborou, registrando 375 denúncias por meio do telefone de emergência policial 190.

 

A operação faz cumprir o Decreto Estadual nº 50.052, de 7 de janeiro de 2021, que proíbe shows, festas, eventos de Carnaval e similares entre os dias 12 e 17/02, período em que ocorreriam as festividades de Carnaval este ano. A medida visa a evitar aglomerações e frear a disseminação do vírus SARS-Cov-2 em Pernambuco. Diante da necessidade de fiscalizar e punir eventuais descumprimentos, as Polícias Civil, Científica e Militar, bem como o Corpo de Bombeiros Militar, reuniram ao todo um reforço de 1.928 postos de trabalho para esses seis dias.

 

INTERDIÇÕES E DENÚNCIAS - Entre os dias 12 e 15/02, a Operação Emergência Sanitária fiscalizou 109 estabelecimentos, com a interdição de três deles em Garanhuns, no Agreste. Além disso, houve mais de 2 mil fiscalizações em praias. Além de denunciar pelo telefone 190, os cidadãos que desejam contribuir com o trabalho da segurança pública podem procurar batalhões, grupamentos e delegacias de plantão, onde é possível fazer a queixa pessoalmente,além de recorrer às equipes que estiverem nas ruas.