28° C

Secretaria de
Defesa Social

Notícias

Seminário celebra 10 anos do programa Atitude

Na manhã desta terça-feira (09), a Secretaria de Prevenção à Violência e às Drogas (SPVD) realizou, no auditório do Sebrae, na Ilha do Retiro, o seminário “Uma trajetória de 10 anos: Histórias, Lutas e Novos Caminhos do Programa Atitude”. O secretário de Defesa Social, Humberto Freire, participou da mesa de abertura, juntamente com os secretários de Planejamento e Gestão, Alexandre Rebêlo, da SPVD, Clóvis Benevides, e do defensor público geral, José Fabrício de Lima, além de gestores e colaboradores do programa.

Em uma década, o Programa de Atenção Integral aos Usuários de Drogas e seus familiares, o Atitude, acumula significativas estatísticas de prestação de serviço aos pernambucanos: 34.067 pessoas inseridas e 1,1 milhão de atendimentos gerais, a maioria em situação de grave vulnerabilidade pessoal e social. O orçamento este ano é o maior destinado pelo Estado ao programa: R$ 22,5 milhões. Pessoas que passaram pelas unidades do Atitude, a exemplo do motorista de aplicativo Fabiano Falângola, derem seu depoimento. Ele havia perdido vínculos familiares e sociais, morou na rua e, após a assistência integral recebida, retomou uma vida saudável e restabeleceu seu casamento e paternidade, além de conquistar um ofício.

“Quando você resgata uma pessoa da dependência química e da vulnerabilidade social, está beneficiando muitas outras. São parentes e amigos que sofreram bastante com a derrocada, e depois celebram uma nova vida com a recuperação. Essas 34 mil pessoas se transformaram em centenas de milhares de pessoas beneficiadas por esse programa tão importante na sua missão de reestabelecer da autoestima e os vínculos afetivos”, disse Humberto Freire.

WhatsApp Image 2021-11-09 at 13.22.05 (1)dt1.jpeg

 

WhatsApp Image 2021-11-09 at 13.22.05dt2site.jpeg