Governador entrega insígnias a 519 policiais militares promovidos

ENTREGA DE INSÍGNIAS MAIO 2022 3

Ao lado do secretário de Defesa Social, Humberto Freire, o governador Paulo Câmara também entregou o novo helicóptero que reforçará a segurança pública do Estado, em cerimônia no Quartel do Derby

O governador Paulo Câmara entregou, na tarde desta segunda-feira (16/05), as insígnias aos 519 policiais militares promovidos recentemente por antiguidade ou por merecimento, que ascenderam às patentes de subtenente, 1º sargento, 2º sargento, 3º sargento e cabo. Durante a cerimônia, realizada no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, no bairro do Derby, no Recife, o governador também entregou o quarto helicóptero que atuará em operações de defesa aérea integrada.

“Estamos avançando na valorização dos nossos profissionais. A data de hoje representa uma etapa importante na vida de tantos praças que honram a Polícia Militar de Pernambuco e que tiveram o reconhecimento, em 2022, com suas promoções. Também estamos entregando o novo helicóptero, um equipamento que vai reforçar o Grupo Tático Aéreo para salvar vidas. Foram R$ 25 milhões investidos na aeronave, que será muito importante para garantir mais condições de estarmos presentes em todas as regiões do Estado”, afirmou Paulo Câmara.

ENTREGA DE INSÍGNIAS MAIO 2022 2Dos 519 PMs que ascenderam de patente, 75 foram promovidos a subtenente, 110 para 1º sargento, 182 para 2º sargento, 74 para 3º sargento e 78 para cabo. “Essa promoção faz justiça a tudo que as senhoras e os senhores fizeram ao longo dos anos de trabalho e dedicação à Polícia Militar e, sobretudo, ao cidadão pernambucano”, destacou o secretário de Defesa Social, Humberto Freire.

“É um momento muito gratificante, que a gente almeja desde o momento em que entra na polícia, no meu caso, há 17 anos. E hoje a gente conseguiu a última graduação da nossa profissão”, comemorou a subtenente da Polícia Militar Patrícia Cunha.

REFORÇO TÁTICO – A nova aeronave entregue pelo governador, denominada Defesa 4, é a primeira do País com piloto automático, além de possuir tecnologia de ponta e motor mais potente, que possibilitará a atuação em operações mais complexas. O helicóptero é do modelo AS350-B3, conhecido como Esquilo, e as especificações técnicas possibilitam desenvolver ações que vão desde o transporte de pessoas até operações com carga externa, a exemplo de combate a incêndios e resgates em locais de difícil acesso.

“Com a chegada dessa quarta aeronave estamos planejando ter uma segunda base do GTA no interior do Estado, otimizando o tempo de resposta das ações nos locais mais distantes”, pontuou o comandante do Grupo Tático Aéreo, coronel Câmara Júnior. Outra previsão é que, a partir do segundo semestre deste ano, o GTA voltará a fazer o resgate aeromédico em parceria com o Samu. Até o final do primeiro semestre a equipe que atuará nesse tipo de resgate concluirá o curso de qualificação.

Acompanharam o governador na solenidade os secretários estaduais Cloves Benevides (Política de Prevenção à Violência e às Drogas) e Carlos José (chefe da Casa Militar); o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Eriberto Medeiros, e o deputado estadual Joel da Harpa; o comandante geral da Polícia Militar, coronel Roberto Santana; o comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar, Rogério Coutinho; o chefe da Polícia Civil, Nehemias Falcão; o chefe da Polícia Científica, Fernando Benevides; o subcomandante da Polícia Militar, Aníbal Fernandes; o chefe do Estado Maior, coronel Evaldo Roque; além dos vereadores do Recife Eriberto Rafael, Fabiano Ferraz e Dilson Batista.

ENTREGA DE INSÍGNIAS MAIO 2022 1

Fonte: Secretaria de Imprensa