SDS e TRE-PE firmam convênio

A iniciativa visa compartilhar o Sistema de Informações da Justiça Eleitoral com a Secretaria de Defesa Social, proporcionando acesso ao cadastro de eleitores, facilitando assim a emissão de documentos e investigações realizadas pela SDS

A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS) assinou, nesta segunda-feira (28/01), convênio de cooperação com o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE). O acordo foi firmado entre os representantes das instituições, o secretário de Defesa Social, Antonio de Pádua, e o presidente do TRE-PE, Agenor Ferreira de Lima Filho.

Na ocasião, também estavam presentes o chefe de Polícia Civil de Pernambuco, Joselito Kehrle do Amaral, o vice-presidente do TRE-PE, Stênio Neiva Coêlho, os desembargadores Júlio Alcino de Oliveira Neto e Clicério Bezerra e Silva, a diretora-geral do tribunal, Isabela Landim, o assessor da corregedoria do TRE-PE, Orson Lemos, além do secretário de Tecnologia da Informação do tribunal, George Maciel.

A iniciativa busca regulamentar a implementação do Sistema de Informações Eleitorais (SIEL) do TRE-PE para uso da SDS. Proporciona, assim, o acesso às informações do Cadastro Eleitoral mediante acesso à internet, eliminando gastos com papel, impressão e correios, com o fim de tornar o processamento das comunicações mais célere, seguro e econômico.

O secretário Antônio de Pádua destacou os benefícios proporcionados pelo convênio. “É uma grande evolução, uma grande parceria entre o TRE-PE e a SDS, que agora vai fazer consultas em tempo real no cadastro existente de eleitores, não só aqui de estado mas de todo o Brasil. Isso vai dar celeridade a nossas investigações, nas nossas pesquisas de bancos de dados, para que possamos prestar um serviço ainda melhor para a população de Pernambuco”, salientou.

“A grande vantagem desse convênio é a transferência de tecnologia da Justiça Eleitoral para a Secretaria de Defesa Social do Estado de Pernambuco, possibilitando que não passem pelas mesmas dificuldades e aproveitem esse conhecimento que já temos aqui. Isso irá permitir que consigam emitir as carteiras de identidade do Estado de Pernambuco da melhor forma possível, usando tecnologia similar à da Justiça Eleitoral”, afirmou George Maciel, secretário de TI do TRE-PE.

O vice-presidente do TRE-PE e Corregedor Regional Eleitoral, Stênio Neiva Coêlho, apontou a relevância desta parceria. “É muito importante esse convênio, pois permite acesso ao nosso sistema. O que queremos evidenciar e mostrar à sociedade é que essas informações estão sendo compartilhadas com os demais órgãos, proporcionando transparência e economia”, disse.

Fonte: TRE-PE