PE é 1º Estado a receber Curso de Enfrentamento às Organizações Criminosas

CURSO CRIME ORGANIZADO 1

Parceria da SDS com Ministério da Justiça e Poder Judiciário do Estado de Pernambuco incrementa a formação de policiais civis para o combate ao crime organizado

CURSO CRIME ORGANIZADO 2Pernambuco sedia o 1º Curso de Enfrentamento às Organizações Criminosas como resultado de uma parceria entre a Secretaria de Defesa Social (SDS), por meio da Gerência Geral de Articulação de Integração Institucional Comunitária (GGAIIC) e Polícia Civil de Pernambuco, e a Secretaria de Operações Integradas (Seopi) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). A abertura oficial do curso ocorreu nesta segunda-feira (25/10), às 8h, na sede da Escola Superior de Magistratura (Esmape), na Ilha Joana Bezerra, área central do Recife.

Durante a cerinônia de abertura, compuseram a mesa o secretário de Defesa Social de Pernambuco, Humberto Freire; o chefe da Polícia Civil de Pernambuco, Nehemias Falcão; Carlos Augusto do Prado Bock, coordenador geral de Combate ao Crime Organizado da Seopi/MJSP; o desembargador Mauro Alencar, representando o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco; e o juiz supervisor da Esmape, Silvio Romero Beltrão.

Até 29/10, 41 policiais civis especializados no combate à corrupção, crime organizado e tráfico de drogas, oriundos de Corporações de 13 Estados das Regiões Centro-Oeste e Nordeste, estarão reunidos para um aprofundamento de conteúdo abordando os seguintes temas: Crime organizado no mundo e estratégias de enfrentamento ao crime organizado; Criptoativos, lavagem de dinheiro e rastreabilidade; Gestão e recuperação de ativos do âmbito das polícias judiciárias; Aspectos teóricos e práticos da recuperação de ativos; Tipologia de lavagem de dinheiro e o Relatório de Inteligência Financeira e Análise fiscal e bancária.

“O crime organizado tem visão empresarial do negócio, no sentido da gestão, divisão do trabalho e monitoramento de ativos. Não podemos ficar pra trás. Em 2018, com o apoio do governador Paulo câmara, fizemos uma revolução no combate às organizações criminosas em Pernambuco, com a implantação do Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Dracco). De uma delegacia com outras atribuições, passamos a ter duas delegacias específicas. Além disso, incorporamos o GOE, que investiga os maus policiais. Criamos mais duas delegacias de combate à corrupção no Interior e outras quatro serão implantadas, completando oito unidades. Estamos investindo em intercâmbio e difusão de técnicas para atingir o coração do crime organizado, que é o patrimônio ilegal, o lucro gerado com a atividade criminosa. Estamos vendo isso diariamente em operações de repressão qualificada da PCPE”, destacou Humberto Freire.

As aulas serão ministradas por oito instrutores das Polícias Civis de Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Goiás; do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro; da Gestão de Ativos da Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas do MJSP; da Papiloscopia da SEOPI/MJSP e do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf).

O 1º Curso de Enfrentamento às Organizações Criminosas integra uma série de estratégias da Coordenação-Geral de Combate ao Crime Organizado da Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública (SEOPI/MJSP), que está elaborando o Projeto M.O.S.A.I.C.O.. A iniciativa tem como objetivos o enfrentamento e a desarticulação de organizações criminosas em apoio às instituições de Polícia Judiciária dos Estados, do Distrito Federal e da União.

CURSO CRIME ORGANIZADO 4