FISCALIZAÇÃO POR VIDEOMONITORAMENTO NO ACESSO AO LITORAL SUL

15 de Outubro de 2018

FISCALIZAÇÃO POR VIDEOMONITORAMENTO NO ACESSO AO LITORAL SUL

Policiais do BPRv passam a autuar motoristas infrações através do Centro de Controle Operacional da Concessionária Rota do Atlântico

Desde o último feriadão, o trânsito na via expressa de acesso ao Litoral Sul passa a ser fiscalizado também por videomonitoramento. Como parte de um convênio entre o Batalhão de Policiamento Rodoviário (BPRv) e a Concessionária Rota do Atlântico, policiais acompanham as imagens das 49 câmeras instaladas no Complexo Viário, em tempo real, diretamente do Centro de Controle Operacional da empresa, autuando os motoristas infratores.

As câmeras de alta resolução estão distribuídas pelos 44 quilômetros do complexo concessionado, composto pela PE-009, VPE-052 e VPE-034. Cada equipamento possui zoom de alcance de 1 km e ângulo de 360 graus e permite registras com nitidez as placas dos veículos e atitudes impróprias como uso do celular ao volante e falta do uso do cinto de segurança. “Os condutores que foram flagrados cometendo infrações estarão sujeitos a autuação pelo agente da autoridade de trânsito que estiver realizando a fiscalização por câmeras”, destaca o tenente-coronel Antônio Vieira, comandante do BPRv. “As infrações relativas ao veículo, como licenciamento, equipamentos obrigatórios e conservação serão realizadas sempre através da presença do agente”, acrescenta o comandante.

A fiscalização por câmeras é prevista no artigo 280 do Código de Trânsito Brasileiro, que prevê que a infração poderá ser comprovada pela autoridade de trânsito com recursos tecnológicos e é regulamentada pela resolução 471/13 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

De acordo com a Rota do Atlântico, as infrações mais comuns no trecho concessionado são retornos e estacionamentos em locais proibidos. Para o presidente da Concessionária, Elias Lages, a medida vai aumentar ainda mais a segurança no Complexo Viário de Suape. “A redução de acidentes depende de três fatores: qualidade da rodovia, educação no trânsito e fiscalização. Esta parceria com o BPRv reforça essa tríade”

No balanço operacional do último semestre, a Rota do Atlântico registrou redução de 65% no número de acidentes de trânsito em relação ao mesmo período de 2014, quando a via expressa entrou em operação.

Os investimentos em sinalização, manutenção e monitoramento viário garantiram às rodovias que compõem a Rota do Atlântico a classificação como as mais bem avaliadas no Norte e Nordeste na última pesquisa da Confederação Nacional dos Transportes (CNT), com conceitos ótimo e bom e todos os quesitos avaliados no levantamento: estado geral, pavimento, sinalização e geometria da via.

Através do Programa Cidadania na Pista, a concessionária realiza blitzes educativasque visam sensibilizar motoristas para evitar imprudências no trânsito, como excesso de velocidade e consumo de álcool. Desde o início da operação, mais de 3 mil motoristas foram atendidos pela iniciativa, que também oferece gratuitamente exames básicos de saúde e revisões veiculares. A Rota do Atlântico conta ainda com um programa de palestras sobre Direção Defensiva, oferecido gratuitamente para as empresas de Suape.

OPERAÇÃO 24H - Com apoio em caso de emergência, como socorro médico ou mecânico, o Serviço de Auxílio ao Usuário (SAU) pode ser acionado 24 horas, pelo telefone gratuito 0800.031.0009 ou pelo Whatsapp (81) 98133-9650, onde também são fornecidas informações sobre condições de tráfego. Esse serviço funciona com o suporte de guinchos leve e pesado, ambulância com resgatistas e viaturas de inspeção de tráfego. A frota inclui, ainda, caminhão-pipa, equipes de limpeza e veículos para remoção de animais soltos na via.