Magistrados conhecem plano integrado de segurança para as eleições 2022

8689b291-c208-4f6f-acaf-f3f524569e6d.jpg

Magistrados conhecem plano integrado de segurança para as eleições 2022

O secretário Humberto Freire detalhou a operação que mobilizará mais de 34 mil postos de trabalho. Na ocasião, o presidente do TRE, desembargador André Gomes, enfatizou a segurança do processo eleitoral e das urnas eletrônicas

O Plano Operacional Integrado da Segurança Pública em Pernambuco para as eleições de 2022 foi apresentado pelo secretário de Defesa Social, Humberto Freire, aos juízes de termos, magistrados que atuarão junto com os juízes eleitorais no pleito de outubro. Na manhã desta quarta-feira (21), no auditório da Escola Superior da Magistratura de Pernambuco (Esmape), o gestor mostrou o planejamento que foi iniciado em fevereiro deste ano pelo Grupo de Trabalho (GT) Eleições da SDS.

“Iniciamos esse trabalho com antecedência, integrando todos os atores envolvidos. Desde a primeia reunião do GT Eleições, estão integradas as polícias Militar, Civil, Científica, Federal, Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, TRE, Agência Brasileira de Inteligência (Abin), além de outros setores vinculados à SDS, municípios e empresas que prestam serviços de utilidade pública. A integração e otimização dos esforços estarão em todas as ações”, ressaltou Freire.

Durante a apresentação, o gestor elencou que as forças de segurança estarão presentes em todas as regiões e municípios de Pernambuco, com Centros Integrados de Comando e Controle Regionais (CICCRs) ativados nas cidades de Recife, Caruaru e Serra Talhada, entre as 19h da sexta-feira (30/09) até às 7h da segunda-feira (03/10), pós-eleições. Os helicópteros do Grupamento Tático Aéreo (GTA), e mais uma aeronave da PRF, estarão com base no Recife, Caruaru e Serra Talhada fazendo sobrevoos na Região Metropolitana, Zona da Mata, Agreste e Sertão, em apoio ao trabalho por terra, e podendo também atuarem como aeronaves aeromédicas.

O Plano Operacional também prevê unificação dos sistemas de comunicação, georreferenciamento de equipes em todo o Estado, concentração na coleta de dados, células integradas de inteligência e videomonitoramento. A Polícia Civil de Pernambuco está reforçando e ativando novos plantões das delegacias no final de semana das eleições e, no dia do pleito, todas as unidades no Estado estarão em funcionamento. A Polícia Militar de Pernambuco estará presente em todos os locais de votação garantindo a lisura do pleito e a segurança no entorno das seções. Os magistrados que estiverem trabalhando nas eleições também terão equipes da Polícia Militar à disposição.

Além disso, servidores da Corregedoria Geral da SDS estarão presentes em todo o Estado e o plantão funcionará 24 horas, através dos telefones 3184.2714 ou 3184.2756. Ou, ainda, presencialmente na avenida Conde da Boa Vista, 428. No total, o Plano Operacional Integrado ativará 34.634 postos de trabalho, entre policiais militares, civis, científicos, bombeiros militares e profissionais da SDS, Corregedoria Geral, Inteligência, Grupamento Tático Aéreo (GTA), Operação Lei Seca e Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciods). Em jornadas extras, estão sendo investidos, com recursos do Tesouro Estadual, mais de R$ 11,4 milhões, um incremento de 26,7% em relação às eleições de 2020 (R$ 9 milhões) e 20% em comparação ao orçamento empregado no pleito de 2018 (R$ 9,5 milhões).

O presidente do TRE, desembargador André Gomes, realizou a abertura da reunião, enfatizando a segurança do processo eleitoral e das urnas eletrônicas. “Pernambuco realizará uma grande eleição com demonstração de civilidade desta celebração da democracia, que são as eleições. O TRE tem o propósito de cumprir o seu papel constitucional, ou seja, as eleições ocorrerem de forma transparente, segura e confiável. Nós não temos dúvida sobre a segurança do processo eletrônico de votação”, pontuou o desembargador presidente do TRE. Na mesa também estavam presentes a desembargadora eleitoral e diretora da Escola Judiciária Eleitoral de Pernambuco, Mariana Vargas; a desembargadora eleitoral e presidente da Comissão Multidisciplinar de Acessibilidade e Inclusão, Virgínia Gondim; e a juíza coordenadora da Comissão de Propaganda Eleitoral, Ana Cristina Mota.

e37e0d44-a18d-4c78-946e-2d56f31ca3ca.jpg

785727f4-1eb3-4c2a-82b6-f0956101fcbc.jpg