28° C

Secretaria de
Defesa Social

Notícias

Pernambuco recebe evento da Senasp para reforçar o Draco no combate à corrupção

DRACO - PC - SEDE (4).JPG
 
 
Em Parceria entre SDS e Senasp, o Estado será o primeiro a integrar o Programa de Fortalecimento das Polícias Judiciárias, do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Delegados da PF envolvidos em operações como a como Lava-Jato, Mensalão e Banestado capacitarão e trocarão experiências com policiais do Draco e outros órgãos de fiscalização e repressão aos crimes de “colarinho branco”. Participação do ministro Sérgio Moro está prevista na programação de quinta-feira (23).
 
Pernambuco será o primeiro estado da federação a integrar o Programa de Fortalecimento das Polícias Judiciárias (PFPJ), da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública. Da próxima sexta segunda-feira (20) até sexta-feira (24), 32 servidores públicos pernambucanos com atuação no combate à corrupção estarão reunidos com profissionais das polícias Federal e Civil de outros estados que participaram de operações como a Lava-Jato, Mensalão, Esquema PC Farias, Carne Fraca e Banestado. A palestra inaugural de uma série de capacitações e troca de experiência, com o tema geral “Corrupção Sistêmica e Delinquência Institucionalizada”, será dada pelo secretário nacional de Segurança Pública, general Guilherme Theophilo, às 10h30 de segunda-feira na Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado (Seplag), na Rua da Aurora.  No penúltimo dia do evento, na quinta-feira (23), pela manhã, está prevista a participação do ministro Sérgio Moro, proferindo a aula “Combate ao Crime Organizado e Corrupção Sistêmica”.
 
“Pernambuco está sendo o primeiro Estado a receber essa capacitação porque foi pioneiro na estruturação de um Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Draco), seguindo as diretrizes da lei 12.850/2013) e trazendo a expertise da Polícia Federal para a nossa atuação contra quadrilhas que se infiltram na administração pública e subtraem recursos destinados à prestação de serviços para a população. Com menos de 5 meses de atuação, o Draco já desencadeou 10 operações, desarticulando quadrilhas responsáveis por um prejuízo estimado de R$ 254 milhões ao erário, além de 38 prisões e 67 mandados de busca e apreensão”, diz o secretário de Defesa Social, Antonio de Pádua.
 
Participam das capacitações 27 policiais do Draco, entre delegados e agentes, 3 servidores da Controladoria Geral do Estado e um representante do Ministério Público de Contas e outro do Ministério Público de Pernambuco. Entre os palestrantes, estão os delegados federais Jorge Pontes e Márcio Anselmo (Lava-Jato), autores do livro recém-lançado “Crime.Org”, Paulo Lacerda, ex-diretor-geral da PF, Maurício Moscardi Grillo (Carne Fraca), Luís Flávio Zampronha (Mensalão) e Cleyber Malta Lopes, que indiciou o ex-presidente Michel Temer no Inquérito dos Portos.