CICCR supera 15 mil chamados devido a coronavírus

Desde que o Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR) da SDS foi ativado para coordenar as ações de segurança contra o novo coronavírus, em 18/03, maior parte das reclamações que chegam ao telefone 190 diz respeito à aglomeração de pessoas. Máximo permitido em Pernambuco, de acordo com o Decreto Estadual nº 48.837, de 23 de março deste ano

Em quase duas semanas de funcionamento, o Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR) da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS) registrou 15.761 chamados ao telefone 190 com denúncias sobre descumprimento das medidas de contenção do novo coronavírus no Estado. São casos de funcionamento de lojas, bares, restaurantes e templos religiosos, entre outros estabelecimentos proibidos de abrir ou com restrições para funcionar, além das reuniões acima de 10 pessoas, máximo permitido pelo Decreto Estadual nº 48.837, assinado em 23 de março pelo Governo de Pernambuco.

Desde o dia 22 deste mês, as denúncias estão sendo classificadas por tipo. O mais frequente diz respeito à aglomeração de pessoas, que motivou 6.278 ligações. Em segundo lugar aparecem as queixas sobre funcionamento irregular do comércio, com 3.518 casos. Em Pernambuco, desde 21/03 só está permitido abrir os serviços essenciais, como supermercados, farmácias, casas de ração e emergências de unidades de saúde. A terceira reclamação que mais tem chegado ao CICCR é sobre bares, restaurantes e similares que estão abrindo sem conformidade com o Decreto Estadual nº 48.832. Pela normativa, esses estabelecimentos apenas podem servir de ponto de coleta e fazer entrega em domicílio.

Ativado desde 18/03, o Centro Integrado de Comando e Controle Regional da SDS (CICCR) coordena as ações de segurança pública diante das restrições determinadas pelo Governo do Estado de Pernambuco para mitigar a epidemia de Covid-19, doença respiratória causada pelo novo coronavírus. Com isso, a Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) e o Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE) permanecem nas ruas fiscalizando o cumprimento das medidas e atendendo às demandas do CICCR, orientando os cidadãos a cooperar.

Não houve prisões no final de semana em decorrência de desobediência às recomendações sanitárias. Nos casos denunciados, as orientações feitas pela segurança pública foram atendidas sem a necessidade de condução a uma delegacia. Quem age à revelia dos decretos estaduais e incorre em reincidência está sujeito a detenção de 1 mês a 1 ano. É a penalidade prevista pelo artigo 268 do Código Penal para quem descumprir determinação do poder público destinada a impedir propagação de doença contagiosa.