SDS realiza a primeira reunião da Força-Tarefa Futebol

O encontro teve como objetivo traçar estratégias para o aprimoramento da segurança pública dentro das praças desportivas

Na tarde desta segunda-feira (10/06), a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS) realizou a primeira reunião da Força-Tarefa Futebol. O encontro teve lugar no Centro Integrado de Comando e Controle (CICCR) e contou com a presença do secretário executivo de Defesa Social, Humberto Freire, e autoridades das Polícias Militar, Civil, Corpo de Bombeiros, CIIDS e CIODS.

DSC_0053.JPG

A FT Futebol foi criada pela SDS por meio da Portaria nº 1491, em março de 2019, e tem como objetivo discutir ações de segurança cidadã durante partidas de futebol ocorridas no estado de Pernambuco.

No encontro desta tarde, o comandante do BP Choque, tenente-coronel Noronha, pontuou que é de fundamental relevância discutir como aprimorar a segurança pública nos eventos desportivos. O comandante lembrou também que é oportuno reunir tanto o poder público como representantes dos entes privados que são responsáveis pelo mando de campo.

“O Estatuto do Torcedor determina que a prevenção da violência nos esportes compete não apenas ao poder público, mas também a confederações, federações, ligas, clubes, associações ou entidades esportivas, entidades recreativas e associações de torcedores, inclusive de seus respectivos dirigentes, bem como daqueles que, de qualquer forma, promovem, organizam, coordenam ou participam dos eventos esportivos”, enfatizou o comandante.

Na ocasião, o secretário executivo de Defesa Social, Humberto Freire, destacou que a solicitação de reforço na segurança pública para os jogos deve ser comunicada em tempo hábil. “Nosso primeiro desafio na FT Futebol é alinhar com os organizadores dos jogos, que detêm o mando de campo, a fim de que eles formalizem os pedidos de segurança com mais antecedência, tornando possível aprimorar nosso planejamento operacional”, destacou.