Pernambuco inicia projeto piloto de monitoramento do mercado de drogas

WORKSHOP PROJETO PILOTO MERCADO DROGAS ILÍCITAS 2 SITE

A SDS sediou, em parceria com o Centro de Excelência para a Redução da Oferta de Drogas Ilícitas (CdE), workshop que prepara as forças de segurança pública do Estado para desenvolver uma metodologia de compreensão dos índices de preços no narcotráfico, a fim de melhor combater esse crime

O Estado de Pernambuco é um dos quatro do Brasil escolhidos para ser um dos integrantes do Projeto Piloto de Monitoramento do Mercado de Drogas Ilícitas no Brasil. Nesta segunda-feira (09/05), a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS) sediou o primeiro dia do Workshop sobre o projeto, realizado em parceria com o Centro de Excelência para a Redução da Oferta de Drogas Ilícitas (CdE), a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) e o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC). Os secretários titulares da SDS, Humberto Freire; da Secretaria de Políticas de Prevenção à violência e às Drogas, Cloves Benevides; e da Secretaria de Planejamento e Gestão, Alexandre Rebêlo, participaram da mesa de abertura.

Além de Pernambuco, fazem parte do projeto piloto os estados do Paraná, Mato Grosso e de São Paulo. O CdE, que coordena a iniciativa, é uma instituição fruto de parceria entre a Senad/Ministério da Justiça e Segurança Pública, o UNODC e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). O objetivo é contribuir para que os estados gerem dados qualificados sobre o mercado de drogas, a partir de evidências científicas, a fim de facilitar estratégias que interrompam a cadeia produtiva ilícita de entorpecentes.

Devido à experiência de 15 anos do Pacto pela Vida (PPV), Pernambuco foi um dos estados selecionados para o projeto. O secretário Humberto Freire lembrou que o modelo integrado de segurança pública desenvolvido pelo Estado com o PPV ganhará ainda mais com a iniciativa. “Já atuamos não só integrando as forças de segurança pública, mas também outras secretarias do Estado e os poderes Judiciário e Legislativo. Também já mantemos um intercâmbio produtivo com o UNODC e o Pnud. Então, mais do que reafirmar nosso compromisso e nossa crença de que a ciência de dados é fundamental para dar as respostas certas ao narcotráfico, queremos agradecer ao Governo Federal e ao CdE”, afirmou.

A diretora do UNODC no Brasil, Elena Abatti, parabenizou o Governo de Pernambuco pelos resultados do PPV e ressaltou a importância de medir o impacto das políticas de enfrentamento ao narcotráfico, para que se fomente o desenvolvimento de políticas públicas mais eficientes. O evento contou, ainda, com apresentações por videoconferência da representante-residente do Pnud no Brasil, Katyna Argueta, e do diretor de Políticas Públicas e Articulação Institucional da Senad, Gustavo Camilo Baptista. Ele destacou a alta qualidade dos dados estatísticos em segurança produzidos por Pernambuco e a governança na área.

INTERCÂMBIO COM A COLÔMBIA - Durante o primeiro dia de Workshop no Recife, foi apresentado o boletim temático "Monitoramento de Preços de Drogas Ilíticas: Lições aprendidas na Colômbia e possíveis desafios no Brasil". Na ocasião, a major Olga Milena Cañón Cárdenas, da Polícia Nacional da Colômbia, expôs a experiência do país sul-americano no enfrentamento ao narcotráfico a partir do estudo das rotas de fabricação e de distribuição de drogas no país, assim como da análise dos preços de venda de drogas no mercado internacional. O estudo foi feito pelo governo colombiano em colaboração com o CdE. “Essa análise nos permite conhecer o efeito real das operações antinarcotráfico, que impactam o fluxo de dinheiro das organizações ilícitas”, explicou Olga Milena Cañón.

Estiveram presentes ao workshop os secretários executivos de Defesa Social, Rinaldo de Souza, e de Gestão Integrada da SDS, Flávio Duncan; a secretária executiva da Seplag, Maria Teresa Araújo de Lima; o diretor de Planejamento Operacional da Polícia Militar de Pernambuco, coronel Ronaldo Antônio Tavares Ferreira; o chefe da Polícia Civil de Pernambuco, Nehemias Falcão; o gerente geral de Polícia Científica de Pernambuco, Fernando Benevides; e representantes do Centro Integrado de Inteligência da SDS (CIIDS), do Instituto de Criminalística (IC), da Gerência de Análise Criminal e Estatística (Gace) da SDS e dos setores de inteligência e estatística das Polícias Civil e Militar do Estado.

Fotos: Carlos Medeiros/SDS

WORKSHOP PROJETO PILOTO MERCADO DROGAS ILÍCITAS 11 SITE