28° C

Secretaria de
Defesa Social

Notícias

Pernambuco inicia projeto piloto de monitoramento do mercado de drogas

Pernambuco inicia projeto piloto de monitoramento do mercado de drogas

Notícias

WORKSHOP PROJETO PILOTO MERCADO DROGAS ILÍCITAS 2 SITE

A SDS sediou, em parceria com o Centro de Excelência para a Redução da Oferta de Drogas Ilícitas (CdE), workshop que prepara as forças de segurança pública do Estado para desenvolver uma metodologia de compreensão dos índices de preços no narcotráfico, a fim de melhor combater esse crime

O Estado de Pernambuco é um dos quatro do Brasil escolhidos para ser um dos integrantes do Projeto Piloto de Monitoramento do Mercado de Drogas Ilícitas no Brasil. Nesta segunda-feira (09/05), a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS) sediou o primeiro dia do Workshop sobre o projeto, realizado em parceria com o Centro de Excelência para a Redução da Oferta de Drogas Ilícitas (CdE), a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) e o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC). Os secretários titulares da SDS, Humberto Freire; da Secretaria de Políticas de Prevenção à violência e às Drogas, Cloves Benevides; e da Secretaria de Planejamento e Gestão, Alexandre Rebêlo, participaram da mesa de abertura.

Além de Pernambuco, fazem parte do projeto piloto os estados do Paraná, Mato Grosso e de São Paulo. O CdE, que coordena a iniciativa, é uma instituição fruto de parceria entre a Senad/Ministério da Justiça e Segurança Pública, o UNODC e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). O objetivo é contribuir para que os estados gerem dados qualificados sobre o mercado de drogas, a partir de evidências científicas, a fim de facilitar estratégias que interrompam a cadeia produtiva ilícita de entorpecentes.

Devido à experiência de 15 anos do Pacto pela Vida (PPV), Pernambuco foi um dos estados selecionados para o projeto. O secretário Humberto Freire lembrou que o modelo integrado de segurança pública desenvolvido pelo Estado com o PPV ganhará ainda mais com a iniciativa. “Já atuamos não só integrando as forças de segurança pública, mas também outras secretarias do Estado e os poderes Judiciário e Legislativo. Também já mantemos um intercâmbio produtivo com o UNODC e o Pnud. Então, mais do que reafirmar nosso compromisso e nossa crença de que a ciência de dados é fundamental para dar as respostas certas ao narcotráfico, queremos agradecer ao Governo Federal e ao CdE”, afirmou.

A diretora do UNODC no Brasil, Elena Abatti, parabenizou o Governo de Pernambuco pelos resultados do PPV e ressaltou a importância de medir o impacto das políticas de enfrentamento ao narcotráfico, para que se fomente o desenvolvimento de políticas públicas mais eficientes. O evento contou, ainda, com apresentações por videoconferência da representante-residente do Pnud no Brasil, Katyna Argueta, e do diretor de Políticas Públicas e Articulação Institucional da Senad, Gustavo Camilo Baptista. Ele destacou a alta qualidade dos dados estatísticos em segurança produzidos por Pernambuco e a governança na área.

INTERCÂMBIO COM A COLÔMBIA - Durante o primeiro dia de Workshop no Recife, foi apresentado o boletim temático "Monitoramento de Preços de Drogas Ilíticas: Lições aprendidas na Colômbia e possíveis desafios no Brasil". Na ocasião, a major Olga Milena Cañón Cárdenas, da Polícia Nacional da Colômbia, expôs a experiência do país sul-americano no enfrentamento ao narcotráfico a partir do estudo das rotas de fabricação e de distribuição de drogas no país, assim como da análise dos preços de venda de drogas no mercado internacional. O estudo foi feito pelo governo colombiano em colaboração com o CdE. “Essa análise nos permite conhecer o efeito real das operações antinarcotráfico, que impactam o fluxo de dinheiro das organizações ilícitas”, explicou Olga Milena Cañón.

Estiveram presentes ao workshop os secretários executivos de Defesa Social, Rinaldo de Souza, e de Gestão Integrada da SDS, Flávio Duncan; a secretária executiva da Seplag, Maria Teresa Araújo de Lima; o diretor de Planejamento Operacional da Polícia Militar de Pernambuco, coronel Ronaldo Antônio Tavares Ferreira; o chefe da Polícia Civil de Pernambuco, Nehemias Falcão; o gerente geral de Polícia Científica de Pernambuco, Fernando Benevides; e representantes do Centro Integrado de Inteligência da SDS (CIIDS), do Instituto de Criminalística (IC), da Gerência de Análise Criminal e Estatística (Gace) da SDS e dos setores de inteligência e estatística das Polícias Civil e Militar do Estado.

 

Fotos: Carlos Medeiros/SDS

 

WORKSHOP PROJETO PILOTO MERCADO DROGAS ILÍCITAS 11 SITE

 

WORKSHOP PROJETO PILOTO MERCADO DROGAS ILÍCITAS 15 SITE

 

WORKSHOP PROJETO PILOTO MERCADO DROGAS ILÍCITAS 13 SITE