FT Coletivos homenageia destaques operacionais do 1º semestre de 2021

Evento virtual reuniu policiais atuantes na Operação Transporte Seguro e representantes de órgãos operativos premiados pelos resultados obtidos na RMR

O secretário executivo de Defesa Social Rinaldo de Souza participou, na manhã desta quarta-feira (18/08), da solenidade de premiação de 50 policiais que atuaram nas operações da Força-Tarefa Coletivos, no primeiro semestre de 2021. A exemplo da Operação Transporte Seguro, que levou à redução de quase 30% das ocorrências de roubos a ônibus na RMR, em relação ao mesmo período de 2020. A FT Coletivos integra ações das Polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal.

"A Força-tarefa Coletivos é mais um exemplo do resultado que pode ser obtido com o trabalho integrado das polícias e ainda associado à sociedade civil e às empresas de ônibus. A gente vê que é possível fazer diferença. Na medida em que temos a conjugação dos esforços e o emprego de técnicas modernas, como mapeamento permanente da violência, estudo do perfil dos criminosos e o acompanhamento da mancha criminal, os resultados começam a aparecer. Mas é claro que nada disso seria possível sem o trabalho comprometido dos profissionais que compõem essa Força-tarefa, seja executando o trabalho em campo, seja apoiando o trabalho dos bastidores", destacou o secretário executivo de Defesa Social, Rinaldo de Souza.

Os números resultantes da ação das polícias foram apresentados pelo tenente-coronel Jonas Moreno, gerente de Análise Criminal e Estatística (GACE/SDS), que demonstrou o Painel de Análise de roubos a coletivos do 1º semestre de 2021. Um dos destaques foi para a Área de Segurança Integrada (AIS) 5, que integra os trabalhos da 5ª Delegacia Seccional e suas delegacias circunscricionais da Policia Civil e do 11° Batalhão da PM. Foi maior redução do período, com - 81,1% das ocorrências de roubos a ônibus no período. Na sequência, veio a AIS 6, que é coberta pela 6ª Delegacia Seccional de Prazeres e suas delegacias circunscricionais da Polícia Civil e pelos 6º BPM e 25º Batalhão da PM. A redução nesse território foi de 62,6%.

Em solenidade que agraciou policiais de unidades operacionais da PCPE, PMPE , Ciods, SDS e PRF, participaram os diretores integrados da Policia Militar e Polícia Civil, representantes da PRF, Consórcio Grande Recife e Sindicato Urbana de Pernambuco.

dtr ft coletivos.jpeg