28° C

Secretaria de
Defesa Social

Notícias

Governo sanciona lei que altera critério para promoção de militares estaduais

Governo sanciona lei que altera critério para promoção de militares estaduais

Notícias

WhatsApp Image 2021-12-21 at 17.33.44.jpeg

Principais benefícios que a mudança na lei trará é o resgate da promoção por Antiguidade; a manutenção das promoções por Bravura, Post Mortem, Promoção Decenal e Promoção requerida, além da criação da Promoção por Invalidez Permanente

 

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, sancionou a lei complementar nº 2932/2021, que propõe o resgate da promoção dos militares por critério de antiguidade. Com o ato, a lei complementar 320/2015, será revogada. A cerimônia aconteceu, na tarde desta terça-feira (21/12), no gabinete do governador, com a presença do secretário de Defesa Social, Humberto Freire; o comandante-geral da Polícia Militar de Pernambuco, coronel Roberto Santana; o subcomandante geral do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, coronel Clóvis Ramalho; o chefe da Casa Militar, coronel Carlos José; e o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Eriberto Medeiros.

 

Além da promoção por antiguidade, o novo texto prevê a extensão do direito à promoção post mortem para os militares que vierem a falecer, mesmo estando de folga, em decorrência da condição e da natureza de militar; e a adequação da promoção por invalidez permanente à lei de proteção social, já sancionada. Nesse último caso, o militar será promovido ao posto ou graduação imediata, anteriormente ao processo de reforma, para harmonizar-se com o sistema de proteção, se julgado incapaz definitivamente, em razão de ser portador de invalidez permanente total.

 

O novo texto também estipula a manutenção da promoção a cada dez anos (decenal) e a valorização dos profissionais que se aperfeiçoam com cursos voltados à carreira militar, conferindo unidade de uniformização do processo de promoção para os oficiais e praças, entre outras propostas. A nova redação beneficia todos os militares estaduais do Corpo de Bombeiros Militar e da Polícia Militar de Pernambuco, de todas as classes, tanto oficiais como praças.

 

“Essa nova lei é um importante passo para a carreira dos policiais militares e bombeiros de Pernambuco. Ela estabelece os critérios para promoções, trazendo segurança para os profissionais e garantindo uma evolução permanente na carreira, com critérios justos. Agora temos uma legislação moderna e unificada tratando dessa temática tão relevante, que é a promoção e a carreira militar. Estaremos sempre pensando na melhoria da estrutura de trabalho desses profissionais tão importantes para o Pacto pela Vida”, declarou o secretário de Defesa Social, Humberto Freire.

 

As promoções previstas para março de 2022 seguirão - em que pese o tempo de permanência mínima no posto e nas graduações - os critérios constantes nos atuais decretos. Essa regra funciona como uma transição, já que as promoções mais próximas estão com processamento iniciado.

 

WhatsApp Image 2021-12-21 at 17.33.43.jpeg

 

WhatsApp Image 2021-12-21 at 17.33.44 (1).jpeg

 

WhatsApp Image 2021-12-21 at 17.33.44 (2).jpeg

Créditos: Luciano Luck/SDS