GOVERNO DO ESTADO ENTREGA 130 NOVAS MOTOS À POLÍCIA MILITAR

06 de Julho de 2018

Governo do Estado entrega 130 novas motos à Polícia Militar

Veículos serão usados no policiamento ostensivo e sua entrega faz parte do pacote de ações do Plano Estadual de Segurança. Corpo de Bombeiros também receberá os veículos.

Reforçando o compromisso e empenho do Governo do Estado em combater a violência em todo o Estado, o governador Paulo Câmara, ao lado do secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua, entregou, na manhã desta sexta-feira (06/07), 130 novas motocicletas para reforçar o trabalho de policiamento ostensivo e prevenção da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE). A solenidade aconteceu no Quartel do Derby, e contou com a presença do comandante da Polícia Militar, coronel Vanildo Maranhão.

Esses veículos fazem parte de um conjunto de 700 motos que foram adquiridas, pelo Governo do Estado, com o intuito de reforçar a estrutura operacional da PMPE no combate à criminalidade. Destas, 373 já tinham sido entregues. No total, o investimento para aquisição dos novos veículos é de R$ 20,3 milhões, viabilizados por financiamento do BNDES.

Os 130 veículos entregues nesta sexta-feira são da marca Honda XRE 300 cilindradas e serão destinados para unidades operacionais da Diretoria Integrada do Interior 1 e 2, que englobam os batalhões localizados na Zona da Mata, Agreste e Sertão, assim como companhias especializadas. O Corpo de Bombeiros também receberá novos veículos.

“Nós temos trabalhado muito para melhorar a segurança do nosso Estado. Essas motocicletas, que serão fundamentais para qualificar o trabalho de policiamento ostensivo da Polícia Militar de Pernambuco, fazem parte de um dos maiores planos de investimento em segurança pública da história de Pernambuco. Esse conjunto de iniciativas engloba, além da compra de equipamentos, a construção de novos Batalhões, a descentralização de importantes serviços para a população pernambucana – como as Delegacias de Combate ao Narcotráfico e unidades da Polícia Científica – e o reforço das nossas operativas com novos profissionais”, explica o secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua.

PLANO DE SEGURANÇA – Anunciadas pelo governador Paulo Câmara em abril de 2017, as medidas do Plano Estadual de Segurança Pública de Pernambuco preveem ações efetivas com objetivo de reduzir os índices de criminalidade do Estado. Entre elas, a renovação da frota das polícias e a contratação de novos profissionais. Em 2017 e 2018, o Governo do Estado entregou o Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) e renovou e ampliou a frota de viaturas do Corpo de Bombeiros (CBMPE), com a entrega de 61 veículos. Também inaugurou dois Batalhões Especializados de Policiamento (BIEsp), nos municípios de Caruaru e Petrolina; as Companhias Independentes da Polícia Militar (CIPM) de Araripina, Tamandaré e Lajedo; e começou a interiorização da Polícia Científica, com a inauguração de unidades em Arcoverde, Ouricuri, Garanhuns e Afogados da Ingazeira.

O Governo ainda vem investindo nos profissionais das forças de segurança pública, com a promoção de oficiais, subtenentes e sargentos da PMPE e CBMPE; a nomeação de 278 novos homens e mulheres aprovados no último concurso para o Corpo de Bombeiros; e a abertura de inscrições para concurso público para preenchimento de 500 vagas de praças da PMPE, 60 oficiais da PMPE e 20 para o Corpo de Bombeiros.

Outras ações que integram o Plano ainda estão por vir, como a inauguração do 26º Batalhão da Polícia Militar (26º BPM) de Itapissuma, da unidade da Polícia Científica de Palmares e das unidades do Corpo de Bombeiros nas cidades de Carpina, Bonito e São José do Belmonte.