SDS detalha reforço de segurança no Festival de Inverno de Garanhuns 2019

Secretário Antonio de Pádua visitou o município do Agreste pernambucano, junto com comandantes e chefes da PMPE, PCPE, CBMPE, GGPOC e a corregedora-geral da SDS, Carla Patrícia Cunha, para apresentar plano de segurança. Ao todo, as operativas da SDS terão incremento de 3.000 postos de trabalho durante o evento, que se estenderá de 18 a 27 de julho

O secretário de Defesa Social de Pernambuco, Antonio de Pádua, acompanhado dos comandantes e chefes das operativas da SDS e da corregedora-geral Carla Patrícia Cunha, apresentou nesta sexta-feira (12/07) o reforço de segurança para o Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), nessa cidade do Agreste do Estado. Em visita à sede do 9º Batalhão de Polícia Militar, o titular da pasta detalhou o incremento de 3.000 postos de trabalho das forças de segurança pública que será empregado no evento entre 18 e 27 de julho.

"Definitivamente, o FIG entrou para o calendário de grandes eventos aqui no Estado. A partir deste ano, a estrutura de coordenação e integração da segurança pública no evento tem seu planejamento considerado uma das prioridades da SDS, através das suas operativas", ressaltou o secretário.

Nesse período, a Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), responsável pelo policiamento ostensivo e preventivo, ativará 2.403 postos de trabalho, o que garantirá reforço na segurança de todos os polos de festa, como a Praça Mestre Dominguinhos e o Parque Euclides Dourado. No primeiro, será montada uma Plataforma de Observação Elevada (POE), que será responsável pelo videomonitoramento nos locais de shows e apresentações.

Também fortalecendo o trabalho preventivo, o Corpo de Bombeiros montará plataformas elevadas na Praça Mestre Dominguinhos, assim como terá viaturas de prontidão no local. Ao todo, 237 postos de trabalho serão ativados pela unidade para garantir a segurança de quem for conferir a festa nos palcos de evento. Além disso, o 6º Grupamento do Corpo de Bombeiros, localizado em Garanhuns, estará de prontidão para dar apoio aos profissionais em campo.

Antes da festa, o Centro de Atividades Técnicas (CAT) estará empenhando profissionais nas atividades prévias para autorização das estruturas que participarão das festividades.

Já a Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) terá um reforço de 240 postos de trabalho durante e o período e montará uma Delegacia Móvel na Praça Mestre Dominguinhos, onde poderão ser realizados Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs). Já os casos que precisem de confecção de boletins de ocorrência e lavratura de prisão em flagrante serão encaminhados para a estrutura física montada no Posto de Comando Interligado ou para a Delegacia de Plantão da 134ª Circunscrição Policial.

Também para atender às demandas da população, a Corregedoria Geral da SDS estará de prontidão durante o FIG, para acompanhamento de qualquer ocorrência disciplinar e/ou criminal envolvendo integrantes das forças de segurança.

Por fim, o trabalho da Polícia Científica será realizado normalmente na Unidade Regional de Polícia Científica de Garanhuns, inaugurada no ano passado. O serviço, que funciona 24 horas, já realiza perícias criminais em local de crime, drogas, balística e identificação veicular, assim como perícias médico-legais em vivos: traumatologia e sexologia forense, além de identificação criminal e elaboração de retrato falado.

OUVIDORIA – A Ouvidoria da SDS atuará de forma integrada com a Rede de Ouvidoria do Estado, empregando a unidade móvel (ônibus) no evento, tanto de forma fixa como itinerante, onde servidores de várias ouvidorias estarão atendendo a população.

ALERTA CELULAR – A Gerência de Análise Criminal e Estatística da SDS (GACE), operando de forma integrada com o 9º BPM, divulgará o Programa Alerta Celular durante as festividades do FIG 2019, no palco principal e em um posto de atendimento onde as pessoas poderão cadastrar os seus aparelhos celulares no referido programa, a fim de possibilitar o resgate do IMEI em um eventual registro de roubo e ou furto de celular.

WhatsApp Image 2019-07-13 at 13.05.59.jpeg

WhatsApp Image 2019-07-13 at 13.06.00.jpeg