28° C

Secretaria de
Defesa Social

Notícias

Pernambuco se mobiliza na Semana de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas

Pernambuco se mobiliza na Semana de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas

Notícias

Uma série de ações de prevenção e orientação voltadas ao público jovem, principal alvo deste tipo de crime, serão promovidas em Recife, Ipojuca e Caruaru

 

Na Semana de Mobilização para o Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, o Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas da Secretaria de Defesa Social (NETP-SDS), inicia uma série de ações de prevenção e orientação voltadas ao público jovem, principal alvo deste tipo de crime. Nesta segunda-feira (29/07), no Batalhão de Choque de Policia Militar (BPChoque), no bairro do Madalena, no Recife,  promoveu atividades de conscientização para 70 crianças e adolescentes. A campanha Coração Azul, que simboliza a tristeza dos familiares que foram vítimas deste tipo de crime, prossegue até o dia 5 de agosto.

 

Durante o evento, realizado em conjunto com as Polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal, o Museu da Bíblia e o Núcleo de Enfrentamento à Violência Escolar (NEVE) da Prefeitura do Recife, as crianças com idades entre 7 e 9 anos da Escola Soldado José Antônio do Nascimento, situada nas dependências da sede do BPChoque, participaram de atividades lúdicas com o professor Murakami, do Instituto Lucia Ferraz. Já as crianças maiores de 10 anos estiveram presentes num bate-papo sobre tráfico de pessoas, abuso e exploração sexual, conduzido pelo NETP, pela PRF e pelo Departamento de Proteção a Crianças e Adolescentes (DPCA) da Polícia Civil de Pernambuco, no auditório do Batalhão.

 

A gestora do NETP-SDS, Jeanne Aguiar, chama a atenção de crianças e adolescentes para as formas de identificar e prevenir o tráfico de pessoas. “No caso de adolescentes, por exemplo, esse tipo de crime ocorre com a promessa de trabalho como modelo, dançarina ou jogador de futebol. Precisamos despertar nas crianças e adolescentes a sensibilização e conscientização da rede de proteção ao tráfico de pessoas, abuso e exploração sexual, para que não sejam alvos fáceis dessa prática criminosa. De forma didática, orientamos para que não guardem segredos, fiquem atentos a convites aparentemente inocentes e procurem ajuda ao receber convites do tipo. Aparecem na forma de propostas vantajosas, com bons salários e regalias. Depois, os sonhos de jovens são transformados em pesadelos. O alvo desses exploradores são pessoas em situações de vulnerabilidade econômica e social”, destacou.

 

CAMPANHA CORAÇÃO AZUL 29 07 2019 Editada 1Para a técnica pedagógica do NEVE Simone Lemos, a mobilização vem para aproximar comunidade, escola e polícia, e enfatizar a força da rede de proteção a crianças e adolescentes. “Temos crianças que estão na fase de transição para a adolescência e precisam ter a consciência de que existe uma rede de proteção contra crimes de tráfico de pessoas, abuso e exploração sexual, e de que podem contar com os professores, a escola, os pais e a Polícia na procura de ajuda”, declarou.

 

Ao longo da semana, um micro-ônibus adaptado do NETP-SDS percorrerá as cidades de Recife, Ipojuca e Caruaru, levando as ações da campanha à população. Além disso, monumentos públicos serão iluminados com a cor da mobilização, para dar mais visibilidade à causa.

 

Segundo o assessor de comunicação da PRF, Cristiano Medonça, a parceria entre PRF e as forças de segurança de Pernambuco já vem prevenindo e combatendo o crime de tráfico de pessoas em todo o Estado. “O trabalho integrado da PRF com a Secretaria de Defesa Social tem sido fundamental para arealização do combate ao tráfico de pessoas, além de crimes decorrentes dessa prática, como a exploração sexual, o tráfico de órgãos e o trabalho escravo. A PRF realiza, diariamente, fiscalizações nas rodovias para impedir a circulação de pessoas em possível situação de tráfico”, afirmou.

 

A ação contou ainda com um banho de neblina no pátio do BPChoque.

 

COMO DENUNCIAR – Para obter informações, orientações e fazer denúncias, o cidadão pode ligar para o Disque 100 ou o Ligue 180, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.​

 

CAMPANHA CORAÇÃO AZUL 29 07 2019 Editada 2