28° C

Secretaria de
Defesa Social

Notícias

Profissionais da segurança começam a ser imunizados em PE

WhatsApp Image 2021-04-06 at 16.19.17 (2).jpeg

WhatsApp Image 2021-04-06 at 16.19.18 (1).jpeg

WhatsApp Image 2021-04-06 at 16.19.18 (2).jpeg

WhatsApp Image 2021-04-06 at 16.19.20 (1).jpeg

Os profissionais da segurança pública que atuam em Pernambuco começaram a ser imunizados contra a Covid-19 nesta terça-feira (06/04). Nesse primeiro lote para inclusão da categoria, serão vacinados 1.692 servidores das forças vinculadas à Secretaria de Defesa Social. As outras 808 doses serão aplicadas em trabalhadores de órgãos federais, a exemplo das polícias Federal e Rodoviária Federal e Forças Armadas. No final da manhã, um ato de abertura da campanha nesse público-alvo ocorreu no auditório da SDS, no bairro de Santo Amaro, com a presença do governador Paulo Câmara.

 

Um servidor de cada operativa foi imunizado na ocasião. Foram eles: Genildo Ferreira da Silva, 2º Sargento da guarnição tática do 18º BPM; Mauro Sérgio Cabral de Mendonça, comissário de polícia do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP); Adilson Luiz de França, 47 anos, 3° Sargento do Grupamento de Bombeiros de Salvamento, com especialidade em resgate com cães; Victor Cezar Lucena Tavares De Sá Leitão, perito criminal no Grupo Especializado em Perícias de Homicídio (GEPH). Na ocasião também foram imunizadps Carlo Marcus Correia, da Delegacia de Proteção ao Patrimônio da Polícia Federal e Marcus Vinícius Carnaúba Feitosa, da Polícia Rodoviária Federal.

 

Nessa fase, serão vacinados, com a 1ª dose, apenas os profissionais empregados diretamente nas operações de fiscalização das medidas sanitárias, com atendimento direto ao público, resgate e salvamento, plantões de delegacias e servidores da ponta da segurança pública. Serão aplicadas vacinas em 1.221 policiais militares, 316 policiais civis e em 155 bombeiros militares.

 

“Esse primeiro lote está longe de contemplar todos os trabalhadores da segurança, mesmo se considerarmos apenas os que estão na linha de frente. Mas é um passo importante que damos, uma vez que significa uma vitória da mobilização de secretários estaduais de segurança, comandantes e chefes de polícia de todo o Brasil para a inclusão dessa categoria estratégica entre as prioritárias no plano nacional de imunização. Vamos continuar batalhando para ampliar a inclusão. São servidores que estão nas ruas, prestando serviços essenciais, fiscalizando aglomerações e estabelecimentos, socorrendo acidentados e vítimas de violência, conduzindo para delegacias, fazendo abordagens de rotina, custodiando presos, realizando perícias em vivos e mortos. Que arriscaram, desde o início da pandemia, as suas vidas e a de seus entes queridos para garantir a ordem e a tranquilidade social. Agora, eles receberão proteção, só que da ciência”, diz o secretário de Defesa Social, Antonio de Pádua.

 

LOGÍSTICA - A vacinação contra a COVID-19, no âmbito da Polícia Civil de Pernambuco, iniciou na tarde desta terça-feira (06), no prédio da Diretoria de Recursos Humanos (Rua Tabira, 208, Boa Vista). A vacinação na terça (06) e quarta-feira (07) ocorre para os servidores da Capital e Região Metropolitana do Recife, das 14h à 18h, na sede da DIRH. Na quinta (08) e sexta-feira (09), a vacinação será no hall e estacionamento da Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE), no horário das 8h às 12h e das 14h às 18h. A faculdade fica na Avenida Conde da Boa Vista, 921, Boa Vista, Recife. As doses da vacina destinadas aos policiais lotados no Interior serão encaminhadas aos municípios na quarta-feira (07). A recomendação é que o Policial Civil procure a unidade de saúde do município onde trabalha para se informar sobre a data da vacinação. A lista dos Policiais Civis a serem vacinados nessa primeira etapa e o cronograma de vacinação estará disponível no site www.policiacivil.pe.gov.br. A imunização dos policiais militares e dos bombeiros começa na quinta-feira (07) por agendamento. A PMPE terá três postos de vacinação: na sede do BPtran, no 1º e no 6º BPM. Os bombeiros serão vacinados no Grupamento de Bombeiros de Salvamento.

 

Fotos: Carlos Medeiros | Divulgação SDS