Operação no Edifício Holiday tem início

Diversos órgãos e secretarias do Estado e do município do Recife, além da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), atuam juntos para garantir a saída de forma pacífica e colaborativa por parte de moradores e comerciantes do prédio, cuja desocupação foi determinada pela Justiça Estadual. Estrutura do edifício foi condenada por laudos técnicos do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil do Recife e, nesta fase da operação, objetivo é esclarecer, orientar e apoiar as famílias.

Operação Holiday 7Preservar a integridade e a segurança dos moradores, comerciantes e vizinhos do Edifício Holiday, no bairro de Boa Viagem, é o objetivo da operação desencadeada na manhã desta quinta-feira (21/03) pelo comitê operacional que envolve secretarias e órgãos do Estado, do município do Recife, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) e a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe). A data marca o fim do prazo estabelecido por decisão da Justiça Estadual para a desocupação dos apartamentos, dado que laudos técnicos do Corpo de Bombeiros Militar e da Defesa Civil do Recife atestam o alto risco estrutural da edificação.

A partir da manhã desta quinta-feira (21/03), todo o perímetro do imóvel será isolado e os moradores que ainda não tenham conseguido deixar o prédio continuarão a receber apoio da Prefeitura do Recife para realizar a mudança. Estão assegurados os agendamentos com a Defesa Civil e a Secretaria de Desenvolvimento Social do Recife, que disponibilizaram caminhões para transportar móveis e abrigo às pessoas não têm aonde ir. Grupos vulneráveis, a exemplo de idosos, pessoas com mobilidade reduzida e crianças, têm prioridade no atendimento. Além disso, negociadores conversarão com aqueles que se negarem a cumprir a ordem judicial, a fim de encontrar uma solução pacífica por meio do diálogo e do esclarecimento.

Para facilitar o planejamento dos moradores, a PMPE está entregando às famílias um cronograma de atividades colaborativas, visando a integração, a transparência e a otimização dos esforços. Neste primeiro dia, apenas pessoas deixarão suas residências e, nos dias seguintes, serão removidos os móveis e pertences, começando pelo último andar (17º) e terminando com mobília e materiais do térreo. Também serão instalados tapumes em volta do Edifício Holiday, que está voltado para a Avenida Conselheiro Aguiar e para as ruas Ribeiro de Brito e Salgueiro. Dentro desse perímetro, haverá um controle de acesso, para entrada e saída de pessoas autorizadas pela coordenação da operação.

Operação Holiday 6PROBLEMAS CONSTATADOS NA ESTRUTURA: Segundo a Defesa Civil do Recife, em uma escala de risco que possui 4 graus, o Holiday está classificado como de grau 3. Essa avaliação está fundamentada por laudos do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE), que detectaram problemas na estrutura física, como infiltrações, inundação no subsolo e rachaduras; instalações elétricas com falhas e sobrecarga, que oferecem risco de incêndio e choque; comércio clandestino de gás de cozinha, representando perigo de explosões; revestimento externo inadequado; e sistema de prevenção ao fogo e a acidentes que se encontra em desacordo com as normas técnicas.

CENTRO OPERACIONAL E ATENDIMENTO À IMPRENSA: Um Centro de Comando e Controle da Operação foi montado no estacionamento ao lado do banco Itaú, na Avenida Conselheiro Aguiar, em frente ao Edifício Holliday. No local, a imprensa também pode fazer seu trabalho de forma tranquila e segura. Boletins e entrevistas poderão ser dados no local, com porta-voz e horários previamente comunicados às redações.

Participam deste Comitê Operacional a Secretaria de Defesa Social do Estado, a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros Militar, a Polícia Civil, outros órgãos e secretarias do Estado (de Saúde; de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude; de Justiça e Direitos Humanos; Compesa; Casa Militar), Celpe e Crea.