28° C

Secretaria de
Defesa Social

Notícias

COMUNIDADE SEGURA EMITE DOCUMENTOS GRATUITOS NO BAIRRO DE SÃO JOSÉ

COMUNIDADE SEGURA EMITE DOCUMENTOS GRATUITOS NO BAIRRO DE SÃO JOSÉ

Notícias

Ação de cidadania da Gerência de Prevenção e Articulação Comunitária (GPAC) da SDS atendeu estudantes que irão prestar provas e concursos, além da população em geral, na Escola Estadual Joaquim Nabuco

 

A Secretaria de Defesa Social (SDS), por meio da Gerência de Prevenção e Articulação Comunitária (GPAC), promoveu mais uma edição do Projeto Comunidade Segura nesta terça-feira (23/04). A ação, que emite documentos gratuitos e leva palestras a estudantes da rede pública de ensino, desta vez atendeu a Escola Estadual Joaquim Nabuco, no bairro de São José, Centro do Recife.

 

A iniciativa atendeu a população com a emissão gratuita da segunda via da carteira de identidade, certidões de casamento, óbito ou nascimento e cadastros de pessoa física (CPF). De acordo com Flávio Queiroz, gerente da GPAC, além desta facilidade, a ação de hoje teve uma nova proposta, dando prioridade aos estudantes da escola que vão fazer provas que exijam documentos.

 

“Estamos tirando a primeira via de identidade para aqueles estudantes que vão fazer provas como Enem, concurso para estágio, os quais necessitam de documentação. Esta nova estratégia foi estudada por nós e pela escola, que disponibilizou a listagem para que os alunos pudessem ter acesso à emissão dos documentos.”, afirmou.

 

COMUNIDADE SEGURA SÃO JOSÉ 23.04 4Essa facilidade foi bem recebida e aprovada pelos estudantes. Um deles é João Victor, de 17 anos, que está decido a passar no vestibular para fisioterapia. “Muitos de nós não temos como tirar uma segunda via, ou até mesmo a primeira via do RG. Tenho certeza de que estar com os documentos em mãos já vai ajudar bastante”, afirmou.

 

Ainda durante o Comunidade Segura, houve palestras educativas com temas como bullying, prevenção ao uso de drogas, violência doméstica, respeito à diversidade, enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes, tráfico de pessoas, cultura de paz, primeiros socorros, mercado de trabalho e identificação civil no estado de Pernambuco.

 

O evento contou com a participação de profissionais da GPAC, Polícia Militar,  Corpo de Bombeiros Militar, Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), do Comitê Estadual de Incidentes com Tubarões (Cemit), da Gerência de Integração e Capacitação da SDS (Gicap) e do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas da SDS (NETP).