GOVERNO DO ESTADO REFORÇOU COMBATE À CRIMINALIDADE COM ENTREGA DE NOVAS MOTOCICLETAS À PMPE

11 de Outubro de 2018

Governo do Estado reforçou combate à criminalidade com entrega de novas motocicletas à PMPE

Com as 75 novas motos entregues, na terça-feira (18/09), número total de veículos recebidos pela Polícia Militar, neste ano, chegou a 700, com um investimento total de R$ 20 milhões

A Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) ganhou, na terça-feira (18/09), mais 75 motocicletas que estão fortalecendo o trabalho de policiamento ostensivo e prevenção à violência em todo o Estado. Esses veículos, que foram entregues pelo secretário de Defesa Social, Antonio de Pádua, compõem o último lote de um conjunto de 700 motos adquiridas pelo Governo de Pernambuco, com o intuito de reforçar a estrutura operacional da PMPE. O comandante da PM, coronel Vanildo Maranhão também participou da solenidade de entrega, que foi realizada no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, no Derby.

“Essas motocicletas fazem parte do grande esforço que o Governo do Estado vem fazendo no sentido de reequipar e qualificar o trabalho das nossas policiais. Só para estas 700 motos, o investimento total chega à R$ 20 milhões. Sem contar as mais de 1.300 viaturas substituídas em 2017, as novas delegacias entregues em Caruaru, Petrolina e Cabrobó, além de batalhões da PMPE, unidades da Polícia Científica e estruturas do Corpo de Bombeiros inauguradas na Zona da Mata, Agreste e Sertão do Estado”, enalteceu o secretário Antonio de Pádua,

Das 75 novas motos, 33 veículos estão reforçando a frota de batalhões de área da Região Metropolitana do Recife (RMR), como o 1º BPM, em Olinda; o 6º e 25º BPM, em Jaboatão; o 11º e 19º BPM, em Recife; e o 18º BPM, no Cabo de Santo Agostinho. As demais foram distribuídas entre unidades especializadas, como o 1º Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran); o Batalhão de Policiamento Especializado do Interior (Bepi); o Batalhão de Polícia de Guarda (BPGD); a Companhia Independente de Apoio ao Turista (CIATur); Companhia Independente de Policiamento com Cães (CIPCães); Companhia Independente de Policiamento com Motocicletas (CIPMoto); Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (CIPOMA); e Regimento de Policia Montada (RPMon).

"Com essa nova leva, somamos 700 motos entregues, desde o mês de abril e, assim, contemplamos todas as unidades da PMPE, em Pernambuco, desde a Capital até o Interior. Esses novos veículos darão mais agilidade aos policiais e possibilitarão reações mais rápidas no trabalho da polícia. Esperamos que ações como essa nos possibilitem manter a redução da criminalidade em todo o Estado para que a população tenha cada vez mais a segurança necessária no seu dia a dia", destacou o secretário.

PLANO DE SEGURANÇA – Anunciadas pelo governador Paulo Câmara em abril de 2017, as medidas do Plano Estadual de Segurança Pública de Pernambuco preveem ações efetivas com objetivo de reduzir os índices de criminalidade do Estado. Entre elas, a renovação da frota das polícias e a contratação de novos profissionais. Até o momento, o Governo do Estado entregou o Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) e renovou e ampliou a frota de viaturas do Corpo de Bombeiros (CBMPE), com a entrega de 61 veículos.

Também inaugurou dois Batalhões Especializados de Policiamento (BIEsp), nos municípios de Caruaru e Petrolina; as Companhias Independentes da Polícia Militar (CIPM) de Araripina, Tamandaré e Lajedo; e está interiorizando a Polícia Científica, com a inauguração de unidades em Nazaré da Mata, Garanhuns, Arcoverde, Ouricuri, e Afogados da Ingazeira. Além disso, entregou novas estruturas da Polícia Civil em Caruaru, Petrolina, Afogados da Ingazeira e Cabrobó e ampliou a presença do Corpo de Bombeiros para municípios como Carpina, São José do Egito, Surubim e Pesqueira.

Nos últimos quatro anos, o Governo também vem investindo nos profissionais das forças de segurança pública, com a promoção de mais de 12.000 oficiais e praças da PMPE e do CBMPE; a nomeação de 5.787 novos policiais militares, civis, da Polícia Científica e do Corpo de Bombeiros; e a abertura, este ano, do concurso público para preenchimento de 500 vagas de praças da PMPE e de 80 oficiais, dos quais 60 para a PMPE e 20 para o Corpo de Bombeiros Militar.

Outras ações que integram o Plano estão por vir, como a inauguração do 26º Batalhão da Polícia Militar (26º BPM), em Itapissuma (RMR); a entrega da Unidade Regional da Polícia Científica em Palmares (Mata Sul); e a abertura, ainda este ano, de unidades do Corpo de Bombeiros nos municípios de Bonito, Toritama (Agreste), São José do Belmonte e Custódia (Sertão).