Proibido banho de mar em 2,2 km da Praia de Piedade

CEMIT JABOATAO 27 07 2021 2

Recomendação do Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit) foi acatada pela Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, que decretou a medida para prevenir incidentes com banhistas

Um trecho de 2,2 quilômetros da Praia de Piedade, no município do Jaboatão dos Guararapes, está interditado por tempo indeterminado, a partir desta terça-feira (27), para o banho de mar, para evitar novos incidentes com tubarões. A medida foi tomada pela Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes após recomendação do Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit). Conforme decreto publicado na edição do Diário Oficial do município, está proibindo o banho entre as proximidades da Igrejinha de Piedade até a divisa com o Recife. A fiscalização é realizada por um efetivo de 80 pessoas da Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Secretaria Municipal de Gestão Urbana e Meio Ambiente, Secretaria Executiva de Turismo e Cultura, e fiscais da orla. Quadriciclos, barcos, Jet skis, viaturas e videomonitoramento também estão sendo utilizados na operação.

CEMIT JABOATAO 27 07 2021 1

O anúncio foi feito durante estrevista coletiva dada pelo vice-prefeito do Jaboatão, Luiz Medeiros, e pelo presidente do Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit), coronel Valdy Oliveira. Na ocasião, ainda foi informado que a Prefeitura do Jaboatão ampliou o número de banheiros para que os frequentadores da praia possam utilizar e não precisem ir ao mar. Além disso, mais bandeiras de alerta foram instaladas ao longo do trecho interditado. Quem infringir o decreto será orientado pelos Guardas Vidas e agentes de fiscalização. Caso insista em tomar banho de mar, será detido pela Polícia Militar, conduzido a uma delegacia e responderá pelo crime de desobediência ou desacato.

“Tomamos essa medida dura porque aconteceram dois incidentes em apenas duas semanas, neste trecho. Nos reunimos com representantes do Estado e decidimos decretar a interdição do banho de mar em 2,2 quilômetros com base em dados apresentados pelo Cemit. Mas vamos ampliar estes estudos, por isso a proibição é por tempo indeterminado. Esse trabalho em conjunto é fundamental para que a praia seja utilizada com segurança. Mas também é importante que as pessoas colaborem e não ponham suas vidas em risco”, explicou o vice-prefeito Luiz Medeiros.

O coronel Valdy Oliveira também destacou a importância da interdição para evitar novos incidentes. “Casos recentes mostraram que, a despeito das sinalizações e orientações do Corpo de Bombeiros, pessoas entraram no mar e correram risco. Por isso, neste momento, é preciso adotar uma ação mais forte no sentido de proteger vidas. Estamos fazendo fiscalizações de forma integrada entre agentes municipais e estaduais com o objetivo sempre de orientar e dialogar. Mas em caso de desobediência, o banhista será conduzido a uma delegacia. O poder público está fazendo a sua parte, mas não obteremos sucesso sem a colaboração e responsabilidade da população”, disse o presidente do Cemit.

O comércio no trecho interditado para banho de mar na Praia de Piedade será mantido durante toda a semana para garantir a renda dos comerciantes e ambulantes. Além disso, amanhã haverá uma reunião com representantes dos comerciantes que trabalham em toda orla do Jaboatão para tratar do auxílio financeiro que será distribuído pela Prefeitura para compensar as perdas causadas pela pandemia da Covid-19. Eles também passarão por capacitação de orientações sobre como alertar os freqüentadores da praia e de primeiros-socorros.