28° C

Secretaria de
Defesa Social

Notícias

Corregedoria Geral realiza inspeções nas unidades policiais do interior

A agenda é realizada em parceria com as equipes do Grupo Táticos de Assuntos Correicionais (GTAC), faz parte do Planejamento Operacional do Ano 2021 e acontece até sábado (06/03). Desta vez, a missão tem como foco o conjunto de diretrizes relativas à Operação Zodíaco

 

 

Grupo Táticos de Assuntos Correicionais (GTAC).jpeg

 

 

A Corregedoria Geral da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco inicia o mês de março realizando inspeções nas unidades policiais de sete municípios do interior do Estado, abrangendo Polícia Militar (PMPE), Civil (PCPE), Científica (GGPOC) e Corpo de Bombeiros (CBMPE). A agenda é realizada em parceria com as equipes do Grupo Táticos de Assuntos Correicionais (GTAC), faz parte do Planejamento Operacional do Ano 2021 e acontece até sábado (06/03).

Desta vez, a missão tem como foco o conjunto de diretrizes relativas à Operação Zodíaco e objetiva estabelecer a padronização nos procedimentos operacionais e administrativos desencadeados pelos órgãos operativos da SDS. A Operação Zodíaco foi desencadeada para reduzir a ocorrência de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI), onde houve aumento de homicídios em 2020. No primeiro mês deste ano já foi registrado uma redução de 11,6% em relação a janeiro de 2020. As equipes visitarão os municípios sob a coordenação do  Departamento de Inspeção da Corregedoria. 

Com a iniciativa, que se concretiza através do acompanhamento e orientação dos servidores que integram as forças policiais e o Corpo de Bombeiros Militar, a Corregedoria visa ao incentivo das condutas pautadas nos princípios constitucionais da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, para o cumprimento das missões institucionais e a excelência no atendimento das demandas da sociedade pernambucana. “Cotidianamente são realizadas inspeções na capital, Região Metropolitana e interior do Estado. No ano de 2020, o quantitativo de Unidades fiscalizadas foi 60% maior, comparado aos números relativos a 2019”, pontuou o corregedor geral adjunto, coronel da PM, Fernando Aníbal Rodrigues Lima.

COMO DENUNCIAR  - A Corregedoria Geral da Secretaria de Defesa Social tem a competência de apoiar, inspecionar e fiscalizar as ações dos órgãos operativos da SDS e, através do GTAC, executa sua missão de forma itinerante. Além disso, as denúncias acerca de irregularidades praticadas por agentes públicos também podem ser feitas todos os dias (inclusive feriados), a qualquer hora (24 horas) na sede da Corregedoria, situada na Avenida Conde da Boa Vista, 428, Boa Vista, Recife.