28° C

Secretaria de
Defesa Social

Notícias

SDS ativa centro para monitorar ações contra Covid-19

Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR) está funcionando no bairro de São José, integrando forças de segurança pública e órgãos federais, estaduais e municipais nas ações de prevenção do novo coronavírus

 

A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS) ativou, nesta quarta-feira (18/03), o Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR) para todo o Estado, com o objetivo de auxiliar nas ações de prevenção do novo coronavírus adotadas pelo Governo do Estado e prefeituras. Reunindo autoridades e operativas da segurança pública estadual, o CICCR também integra órgãos como Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Federal (PF), Guarda Civil Municipal do Recife, Anvisa, Secretarias de Saúde e outros da administração federal, estadual e dos municípios. Juntos, estão monitorando a quarentena e o isolamento de cidadãos que estejam previstos nos decretos assinados pelo governador Paulo Câmara nos últimos dias.

 

Por meio do CICCR, serão monitoradas pessoas que provenham do exterior ou áreas de risco, ou ainda pacientes diagnosticados em tratamento do novo coronavírus. A partir do momento em que viajantes sejam recebidos em aeroportos, suas informações serão encaminhadas ao CICCR, que realizará o acompanhamento. A finalidade é garantir o cumprimento das medidas de segurança necessárias para prevenir a transmissão da Covid-19 no território pernambucano, conforme o Decreto Estadual nº 48.809, de 14 de março de 2020, e suas alterações.

 

Conforme o artigo 6º-B do Decreto Estadual nº 4822, de 17 de março último, passageiros e tripulantes de voos provenientes de países com registro de casos da Covid-19 precisam submeter-se a isolamento domiciliar por pelo menos 7 dias, mesmo se não têm sintomas da doença. No parágrafo 2º do mesmo artigo, está previsto comunicar à autoridade policial a apuração de casos em que esse isolamento se descumpra, podendo caracterizar crime contra a saúde pública, de acordo com o artigo 268 do Código Penal.

 

As Polícias Militar, Civil e Científica, assim como o Corpo de Bombeiros, integram o CICCR junto aos demais órgãos. Caso necessário, equipes de policiamento serão acionadas pelo CICCR para agir em situações de descumprimento da norma. "Estamos preparados para executar as medidas necessárias para que possamos enfrentar essa crise com as menores consequências possíveis. É um trabalho de parceria, que conta também com a população. Quem pode, fica em casa, enquanto nós das forças de segurança pública trabalhamos sem cessar para garantir a segurança dos pernambucanos", ressalta o secretário executivo de Defesa Social de Pernambuco, Humberto Freire, que coordena o CICCR junto ao secretário Antonio de Pádua.