28° C

Secretaria de
Defesa Social

Notícias

Segundo dia de operação em navio no Recife tem remoção de 32 passageiros

Segundo dia de operação em navio no Recife tem remoção de 32 passageiros

Notícias

WhatsApp Image 2020-03-21 at 16.00.36.jpeg

 

Na manhã deste sábado (21/03), operação coordenada pelo Governo de Pernambuco transportou mais 22 pessoas do cruzeiro Silver Shadow direto para o Aeroporto do Recife. Outras 10 pessoas seguirão para seus voos a partir das 15h de hoje. Embarcação está em quarentena no Porto do Recife desde 12/03 devido à confirmação de dois casos de infecção pelo novo coronavírus entre turistas

O Governo de Pernambuco está dando continuidade, neste sábado (21/03), à operação de remoção dos passageiros e tripulantes do navio Silver Shadow, atracado em quarentena no Porto do Recife desde o último dia 12 de março devido à confirmação de dois casos de infecção pelo novo coronavírus entre seus ocupantes. Às 8h, teve início a retirada de um grupo de 22 turistas, que foram levados de ônibus e escoltados até o Aeroporto Internacional do Recife, onde às 11h30 embarcaram para o Canadá. Outro contingente, de 10 pessoas, sai do cruzeiro a partir das 15h30 de hoje e decola às 17h, em dois voos que terão como destino final o Uruguai e o México.

Todo o procedimento segue regras de segurança, com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) realizando avaliação clínica prévia de todas as pessoas que deixarão o Silver Shadow. A operação, coordenada pelo Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR) da Secretaria de Defesa Social do Estado (SDS), teve início na sexta-feira (20/03), quando 205 passageiros foram trasladados, e prosseguirá até a retirada total dos ocupantes do cruzeiro. Ao fim do dia de hoje, 237 turistas terão saído do navio.

Essa operação conta com a integração de diversos órgãos federais, estaduais e municipais, além da Silversea, empresa proprietária do navio, da administração do Aeroporto do Recife e das embaixadas e consulados dos países de origem de passageiros e tripulantes, que somam cerca de 600 pessoas. Estão sendo utilizados ônibus e caminhões de carga para transportar as pessoas e suas bagagens. Todos os 120 profissionais envolvidos no procedimento utilizam equipamento de proteção individual e atendem a normas sanitárias para evitar contaminação pela Covid-19.