Segundo dia de operação em navio no Recife tem remoção de 32 passageiros

WhatsApp Image 2020-03-21 at 16.00.36.jpeg

Na manhã deste sábado (21/03), operação coordenada pelo Governo de Pernambuco transportou mais 22 pessoas do cruzeiro Silver Shadow direto para o Aeroporto do Recife. Outras 10 pessoas seguirão para seus voos a partir das 15h de hoje. Embarcação está em quarentena no Porto do Recife desde 12/03 devido à confirmação de dois casos de infecção pelo novo coronavírus entre turistas

O Governo de Pernambuco está dando continuidade, neste sábado (21/03), à operação de remoção dos passageiros e tripulantes do navio Silver Shadow, atracado em quarentena no Porto do Recife desde o último dia 12 de março devido à confirmação de dois casos de infecção pelo novo coronavírus entre seus ocupantes. Às 8h, teve início a retirada de um grupo de 22 turistas, que foram levados de ônibus e escoltados até o Aeroporto Internacional do Recife, onde às 11h30 embarcaram para o Canadá. Outro contingente, de 10 pessoas, sai do cruzeiro a partir das 15h30 de hoje e decola às 17h, em dois voos que terão como destino final o Uruguai e o México.

Todo o procedimento segue regras de segurança, com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) realizando avaliação clínica prévia de todas as pessoas que deixarão o Silver Shadow. A operação, coordenada pelo Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR) da Secretaria de Defesa Social do Estado (SDS), teve início na sexta-feira (20/03), quando 205 passageiros foram trasladados, e prosseguirá até a retirada total dos ocupantes do cruzeiro. Ao fim do dia de hoje, 237 turistas terão saído do navio.

Essa operação conta com a integração de diversos órgãos federais, estaduais e municipais, além da Silversea, empresa proprietária do navio, da administração do Aeroporto do Recife e das embaixadas e consulados dos países de origem de passageiros e tripulantes, que somam cerca de 600 pessoas. Estão sendo utilizados ônibus e caminhões de carga para transportar as pessoas e suas bagagens. Todos os 120 profissionais envolvidos no procedimento utilizam equipamento de proteção individual e atendem a normas sanitárias para evitar contaminação pela Covid-19.