Homicídios voltam a cair e agosto tem menor número de mortes em 6 anos

O oitavo mês do ano teve oito mortes a menos em relação ao mesmo período de 2019. O Agreste de Pernambuco liderou a diminuição entre as regiões e foi determinante para retração global. Seguiram a tendência de queda os CVLIs de mulheres e os estupros

RADIOPATRULHA CVLI AGOSTO 2020Em agosto de 2020, Pernambuco teve 267 vítimas de homicídio, -2,9% em relação ao mesmo mês de 2019. Comparando os agostos da série histórica, foi o menor registro dos últimos seis anos, acima apenas dos 250 casos registrados no oitavo mês de 2014. Se forem considerados todos os meses do ano, de forma linear, agosto deste chegou ao menor quantitativo de vítimas dos últimos 13 meses: esbarrou em julho de 2019, com 249 Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs).

“Nesses últimos oito meses, vínhamos trabalhando para quebrar a tendência de alta dos homicídios, verificada em todo o País em 2020, e de forma até mais acentuada em outros estados, especialmente os do Nordeste. A força do Pacto pela Vida se fez presente, com o redirecionamento de políticas públicas e estratégias de emprego do efetivo de segurança para a desarticulação de organizações criminosas, em sua maioria do ramo do tráfico de drogas. Somente nos 31 dias de agosto, 265 acusados de assassinatos foram presos. Vamos continuar enfrentando a criminalidade com técnica e dedicação na busca pela consolidação da redução, assim como ocorreu em todo o ano de 2019, em relação a 2018, e nesse mesmo ano em relação a 2017”, contextualiza o secretário de Defesa Social, Antonio de Pádua.

AGRESTE PUXA A QUEDA ESTADUAL - Entre as regiões, o Agreste apresentou o maior recuo, com -15%. Caiu de 80 para 68. A Região Metropolitana (excetuando-se a capital) também verificou retração, mas de -1,25%. Teve 79 crimes contra a vida consumados em agosto deste ano, um a menos do que no do ano passado. Por sua vez, o Recife manteve os mesmos 41 CVLIs nessa comparação. Por outro lado, a Zona da Mata computou 47 ocorrências, com uma vítima a mais do que em 2019. No Sertão, foram quatro homicídios a mais, fechando o oitavo mês de 2020 com 32 casos.

CEM CIDADES SEM CVLI - Em agosto, 100 dos 185 municípios (incluindo o distrito de Fernando de Noronha) não tiveram CVLI. Entre as Áreas Integradas de Segurança (AIS), a de número 20 (sediada em Afogados da Ingazeira e abrangendo mais 11 municípios sertanejos) atingiu a menor marca de homicídios em 27 meses. Uma pessoa foi vítima em agosto passado, acima somente de maio de 2018, sem notificação de CVLI. Já a AIS 5 (que compreende Apipucos, Casa Amarela e outros bairros da Zona Norte do Recife) chegou ao patamar mais baixo dos últimos 24 meses, com seis CVLIs, um a mais que em agosto de 2018.

DELEGACIA CVLI AGOSTO 2020REDUÇÃO NOS ASSASSINATOS DE MULHERES E ESTUPROS - No oitavo mês de 2020, 19 mulheres foram vítimas de CVLI, duas a menos do que em agosto de 2019 (-9,5%). Quanto aos feminicídios, as estatísticas dos dois últimos agostos se igualaram, com cinco assassinatos pela condição de gênero em cada ano.

Os casos de estupro permaneceram em queda em agosto último, quando 178 denúncias chegaram à Polícia Civil. Uma diferença de -18,72% no confronto com agosto do ano passado, em que 219 mulheres prestaram queixa por terem sido vítimas desse crime. No acumulado do ano, recuo de 17,01%, tendo saído de 1.717 para 1.425 estupros registrados.

Em relação à violência doméstica, 3.479 boletins de ocorrência foram registrados em agosto de 2020, 8,31% a mais do que os 3.212 de agosto de 2019. Nos oito meses iniciais de 2020, a redução acumulada no registro dessa modalidade criminosa é de 5,42% (de 27.601 para 26.104).

Relação dos 100 municípios sem CVLI em agosto de 2020:

Afogados da Ingazeira, Afrânio, Agrestina, Angelim, Barra de Guabiraba, Belém de São Francisco, Betânia, Bodocó, Bom Conselho, Brejinho, Cabrobó, Cachoeirinha, Calçado, Canhotinho, Capoeiras, Carnaíba, Carnaubeira da Penha, Casinhas, Cedro, Chã de Alegria, Chã Grande, Correntes, Cumaru, Cupira, Custódia, Dormentes, Exu, Feira Nova, Fernando de Noronha (distrito), Ferreiros, Floresta, Frei Miguelinho, Gameleira, Granito, Iati, Ibirajuba, Iguaraci, Ingazeira, Ipubi, Itacuruba, Itaíba, Itamaracá, Itapetim, Itapissuma, Itaquitinga, Jaqueira, Jataúba, Jatobá, João Alfredo, Joaquim Nabuco, Jucati, Jurema, Lagoa do Carro, Lagoa do Ouro, Lagoa dos Gatos, Limoeiro, Machados, Manari, Moreilândia, Nazaré da Mata, Orobó, Ouricuri, Palmeirina, Paranatama, Parnamirim, Passira, Pedra, Poção, Quipapá, Quixaba, Ribeirão, Sairé, Salgadinho, Salgueiro, Saloá, Sanharó, Santa Cruz, Santa Cruz da Baixa Verde, Santa Filomena, Santa Maria da Boa Vista, Santa Terezinha, São Benedito do Sul, São Joaquim do Monte, São José da Coroa Grande, Serrita, Solidão, Tabira, Tacaimbó, Tacaratu, Tamandaré, Terezinha, Terra Nova, Timbaúba, Tracunhaém, Tupanatinga, Tuparetama, Venturosa, Vertente do Lério, Vertentes, Xexéu.