Novos 500 PMs de Pernambuco começam curso de formação

Esta é a última etapa do concurso público para soldado da Polícia Militar de Pernambuco iniciado em agosto de 2018, cujos aprovados passam a atuar nas ruas no início de 2020. Solenidade de abertura acontece nesta quinta-feira (04/07), no Centro de Convenções de Pernambuco

DSC_0245.JPG

Os 500 classificados no concurso público para soldado da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) iniciam neste mês de julho o Curso de Formação e Habilitação de Praças (CFHP). É a fase final da seleção que trará mais um reforço para a segurança pública, pois os aprovados nessa etapa começam a atuar no policiamento nas ruas já no início de 2020. Na solenidade de abertura, realizada nesta quinta-feira (04/07) no Auditório Tabocas, no Centro de Convenções de Pernambuco, estiveram presentes o governador Paulo Câmara, o secretário de Defesa Social, Antonio de Pádua, e o comandante da PMPE, coronel Vanildo Maranhão.

"Com esse reforço de efetivo, vamos intensificar o policiamento ostensivo e especializado na RMR e Interior, possibilitando o aumento da segurança nas ruas e avançando na redução dos indicadores de violência. O mês ainda não terminou, mas a perspetiva é de que junho de 2019 seja o 22° de queda dos roubos e o 19° de diminuição dos homicídios em Pernambuco", antecipou o secretário Antonio de Pádua.

Com duração de seis meses, o CFHP se dará no Centro de Ensino Metropolitano I (CEMET I), localizado no bairro do Curado I, em Jaboatão dos Guararapes, perfazendo um total de 1.074 horas-aula em 46 disciplinas. Entre elas, estão as de criminologia aplicada à segurança pública; legislação básica da PMPE; direitos humanos; prevenção, mediação e resolução de conflitos; armamento, munições e tiro de defesa; abordagem; resolução de problemas e tomadas de decisão; e técnica de policiamento ostensivo.

Durante o semestre, os alunos do CFHP receberão bolsa-auxílio de R$ 1.100 por mês como alunos do CEMET I. Os aprovados para atuar no policiamento passam a receber, após a nomeação, soldo inicial de R$ 2.819,88, de acordo com a Lei Complementar nº 351, de 16 de Fevereiro de 2017, mais as vantagens previstas na legislação em vigor.

Por meio do curso, os novos policiais habilitam-se a realizar o policiamento ostensivo preventivo, a atender e solucionar ocorrências e a executar atividades operacionais e de policiamento reservado, além de estarem preparados para restabelecer a ordem pública, controlar distúrbios civis e garantir o cumprimento de mandados judiciais.

EFETIVO REFORÇADO DESDE 2015 Desde o primeiro ano da gestão Paulo Câmara à frente do Governo de Pernambuco, iniciada em 2015, ingressaram na PMPE 5.462 novos

soldados e 38 oficiais, totalizando 5.500 convocações em cinco anos. Em 2015 houve 1.998 nomeações e, no ano seguinte, mais 169. Já em 2017 foram chamados outros 1.476, e em 2018 ocorreram 1.319 nomeações, além dos 500 que iniciam a formação este ano. Assim, o efetivo da corporação alcançou a marca atual de 19.564 policiais militares.

DSC_0357.JPG