Operação Convivência tem 770 profissionais por dia para garantir medidas contra Covid

A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS) coordena as forças de segurança pública do Estado na fiscalização do cumprimento das regras de prevenção à Covid-19, como o uso de máscaras e o distanciamento social, durante a retomada gradual de setores da economia, planejada pelo Governo do Estado a partir deste mês de junho

OPERAÇÃO CONVIVENCIA 03 06 2020 1

Passados os 16 dias da Operação Quarentena, as forças de segurança pública de Pernambuco já estão nas ruas com Operação Convivência, a fim de assegurar que as normas sanitárias decretadas pelo Governo do Estado sejam seguidas. Ao todo, 770 profissionais das Polícias Militar, Civil, Científica e do Corpo de Bombeiros Militar estão sendo empregados diariamente para fiscalizar medidas como o uso obrigatório de máscara, a proibição das aglomerações e a abertura apenas dos estabelecimentos autorizados a funcionar. O objetivo é garantir uma transição responsável para o retorno das atividades econômicas, conforme o plano estadual.

As determinações do Decreto Estadual nº 49.055 valem para todo o território de Pernambuco e preveem uma retomada gradual por setores produtivos, visando a controlar a pandemia de Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus. Na Operação Convivência, as operativas da SDS atuam em conjunto com órgãos municipais, no intuito de alinhar as ações preventivas e de orientação da população, que é uma importante parceira do poder público nesse combate.

"Continuamos em um grande esforço de fiscalização mas, sobretudo, de conscientização, para que possamos realmente cumprir o plano estadual que está cientificamente elaborado. Dessa forma, buscamos evitar o crescimento da pandemia aqui em Pernambuco, levando muita conscientização a todos os segmentos econômicos e a toda a sociedade", salienta o secretário executivo de Defesa Social do Estado, Humberto Freire.

Na tarde desta quarta-feira (03/06), a SDS promoveu uma videoconferência com representantes das prefeituras da RMR para o alinhamento das medidas. "Com isso, estamos realizando um planejamento integrado de convivência com o novo coronavírus. Na próxima semana, faremos essa mesma reunião com os demais municípios do Agreste e Sertão. O trabalho continua e precisamos manter a vigilância”, alerta o secretário-executivo da SDS.

Entre as medidas sanitárias que permanecem em vigor, além da obrigatoriedade do uso da máscara para quem precisa sair de casa, estão a disponibilização de álcool em gel em atividades essenciais autorizadas a abrir, o distanciamento mínimo de um metro e meio entre as pessoas nesses locais e a proibição de acesso a praias e parques.