Robô Aurora 2.0 higieniza campus de formação da segurança pública

ROBÔ AURORA - CFHP 01.jpeg

ROBÔ AURORA - CEMET 02 02.jpeg

ROBÔ AURORA - CEMET 02.jpeg

Os campus de formação das Polícias Civil e Científica, Militar e do Corpo de Bombeiros começaram a semana recebendo a visita do robô Aurora 2.0, desenvolvido pelo Centro de Informática (Cin) da UFPE, junto com o Centro de Ciências Médicas (UFPE), o IFPE e o Centro Regional de Energias Nucleares do Nordeste (CRCN).

A sala de aula da Acadepol (CERE) foi a primeira a receber o dispositivo, nesta segunda-feira (23/08). Com 80 centímetros de altura e pesando 40 quilos, o robô esteriliza ambientes por meio de luz ultravioleta e inteligência artificial, inclusive contra o Coronavírus, trazendo mais segurança a quem precisa circular no local. De acordo com os pesquisadores, a eficácia na desinfecção de microorganismos é de 99,99%.

“Colhemos uma amostra de superfície de uma sala antes da desinfecção do local, para avaliarmos junto aos pesquisadores de microbiologia da Universidade, se houve uma redução na carga microbiana do local após a esterilização”, conta o coordenador do projeto e professor do Centro de Informática, Leandro Almeida.

Na sequência, os pesquisadores foram ao CFHP/CEMET I, onde estão os 750 alunos da PMPE, e ao CEMET II, local que prepara os 100 alunos para integrarem o Corpo de Bombeiros.

Pensando na segurança dos alunos da ACADEPOL e CFHP, Aurora 2.0 foi apresentado com o intuito de promover mais segurança e tranquilidade durante a pandemia. “Essa parceria surgiu em uma reunião com a UFPE, buscando estreitar os laços com a universidade, sobretudo nesse período de pandemia, para que nossos alunos tenham mais segurança e tranquilidade”, diz o Tenente Coronel PM Benôni Cavalcanti, Gestor de Integração e Capacitação da Academia Integrada de Defesa Social (Acides-SDS).