28° C

Secretaria de
Defesa Social

Notícias

Confira manual de teletrabalho para servidores da segurança

Material, elaborado pela Gerência de Tecnologia da Informação, baseia-se em portaria da Secretaria de Defesa Social que institui rotina de trabalho para servidores que exercerão suas atividades de maneira remota em virtude do risco de transmissão do novo Coronavírus

A Gerência de Tecnologia da Informação (GTI) elaborou o Manual de Teletrabalho da SDS, com objetivo de alinhar a rotina de trabalho remoto executado pelos servidores da Secretaria que desempenham suas funções administrativas com uso de sistema interno do Governo do Estado. O material está baseado na Portaria de nº 1313, expedida pelo secretário de Defesa Social, Antonio de Pádua, no último dia 25/03. Entre outras medidas, determina que a Gerência de Informação viabilize e oriente os servidores sobre os acessos internos dos sistemas do governo, para que não haja prejuízo nas atividades desempenhadas de maneira remota pelos servidores durante o isolamento social.

O material destina-se ao grupo de servidores que se enquadram nas condições apresentadas pelo Secretário para o cumprimento do teletrabalho. Nem todos os servidores da SDS entrarão no regime emergencial de trabalho fora das dependências do órgão. Entre o grupo com concessão para a atividade remota estão: servidores efetivos ou comissionados com idade igual ou superior a 60 anos; gestantes e lactantes; portadores de doença cardíaca ou pulmonar; portadores de doenças tratadas com medicamentos imunossupressores, quimioterápicos ou diabéticos; transplantados; servidores que detenham redução da carga horária para cuidados de dependentes com deficiência e qualquer servidor efetivo ou comissionado que possa desempenhar suas atividades nesse regime, sem prejuízo do serviço público, a critério do secretário de Defesa Social, auxiliado pelas chefias de cada setor.

O manual destinado a esse público específico traz orientações de como o teletrabalho deve ser realizado, com o compromisso do servidor de manter sua rotina de obrigações estabelecidas. Limitações e desafios do dia a dia devem ser comunicados e discutidos com cada chefia. Orienta ainda que, além de procurar otimizar o uso da tecnologia para o bom cumprimento do trabalho, o servidor deve estar pronto para, em caso seja solicitado, participar de videoconferências, devendo estar trajado adequadamente e num ambiente bem iluminado e sem ruído, que favoreça o bom fluxo da comunicação.

manual de teletrabalho


O manual traz ainda outras orientações e soluções de gestão para o trabalho remoto, entre elas que a escolha das ferramentas a serem usadas pelos colaboradores sejam feitas pelo gestor, optando a escolha da que seja mais comumente usada e de maior domínio da maioria do grupo; atenção à orientações expressas pelas chefias por meio dos canais de comunicação interno, tais como: E-mail do Expresso e telefone celular, ou pelos acessos remotos aos sistemas: SEI, Drive Pe, Sistemas restritos da Rede.pe.gov.br. Ferramentas como WhatsApp, Trello, WebEx-Cisco e Microsof Teams também foram apresentadas como outras soluções de comunicação e gestão.

Por fim, o manual orienta, em caso de necessidade de alteração de senha do Expresso, que a solicitação seja feita à chefia imediata com encaminhamento de SEI para a GTI. Em caso de cadastramento nos demais sistemas aplicativos da SDS, que o usuário acesse os formulários de cadastramento disponíveis na área INTRATET do site da SDS (link direto http://www.sds.pe.gov.br/intranet), e encaminhe um SEI para a GTI solicitando o cadastramento acompanhado pelo formulário devidamente preenchido.

Baixe aqui o Manual de Teletrabalho