28° C

Secretaria de
Defesa Social

Notícias

COMUNIDADE SEGURA CHEGA A CARUARU E EMITE CARTEIRAS DE IDENTIDADE GRATUITAMENTE

16 de Outubro de 2018

 

Nesta terça-feira (16/10), o projeto da SDS realiza sua primeira edição no interior do Estado e ofertará, ao todo, 350 documentos no município

O Projeto Comunidade Segura, idealizado pela Gerência de Prevenção e Articulação Comunitária (GPAC) da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS), realizou sua primeira edição no interior, na cidade de Caruaru, Agreste Pernambucano, nesta terça-feira (16/10). A iniciativa cidadã atende, desde janeiro deste ano, a população com serviços gratuitos nas comunidades, e já beneficiou 18 localidades da Região Metropolitana do Recife.

A ação emitiu 150 carteiras de identidade, 100 certidões de casamento, óbito ou nascimento e 100 cadastros de pessoa física (CPF), além das fotografias para os documentos. O objetivo do Comunidade Segura é proporcionar a gratuidade na obtenção dos documentos a partir da segunda via, e também alertar estudantes quanto aos perigos das drogas, à prevenção da violência doméstica e ao bullying, entre outros temas. Também se realizou o cadastro dos participantes no programa Alerta Celular, da SDS.

O atendimento à população se estendeu das 8h às 16h, na escola Professora Jesuína Pereira Rego. Para obter a nova carteira de identidade, o cidadão que procura o Comunidade Segura precisa comparecer ao local portando a certidão de nascimento ou casamento (original e cópia), comprovante de residência (original e cópia) e duas fotos 3x4. O atendimento está condicionado ao término da entrega das fichas, sempre no início da manhã.

O Comunidade Segura conta com parceiros como a Polícia Militar, o Programa Educacional de Resistencia às Drogas (Proerd) e o Corpo de Bombeiros Militar. O evento conta com a participação da Banda da Polícia Militar e, também, a apresentação de cães de resgate.

Desde janeiro, o projeto já percorreu 18 localidades no Recife, em Olinda, Jaboatão dos Guararapes e no Cabo de Santo Agostinho. Estudantes e moradores puderam ser atendidos nos seguintes locais: UR-2/Ibura, Várzea, Vila da Imbiribeira, Vasco da Gama, Torrões, Cordeiro, Vila Cardeal e Silva, Totó, Ipsep, Nova Descoberta, Vila do Sesi/Ibura, Santo Amaro, Afogados, Dois Unidos, Centro do Cabo de Santo Agostinho, Santo Amaro, Ouro Preto (Olinda) e Vila Rica (Jaboatão).