Fiscalizações e orientações no 1º dia da Operação Quarentena

THIAGO-8 1.jpg

O Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), com unidades na RMR, Agreste e Sertão, acompanhou em tempo real as movimentações nas ruas de todo o Estado. Forças de segurança orientaram sobre o cumprimento das medidas sanitárias. Houve adesão da população em sua grande maioria.

Pernambuco começou em quarentena mais rígida, nesta quarta-feira (18), para conter o avanço da Covid-19, que pressiona o sistema de saúde público e privado do Estado. Neste primeiro dia, o saldo foi positivo com a adesão da população, em sua grande maioria. O balanço completo será divulgado nesta sexta-feira (19/03).

A movimentação nas ruas foi acompanhada em tempo real pelo Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR) da Secretaria de Defesa Social (SDS), que possui unidades regionais em Recife, Caruaru e Serra Talhada, além do efetivo extra de cerca de 5 mil profissionais das forças de segurança que estão nas ruas fiscalizando e orientando sobre o cumprimento das medidas sanitárias. Os casos mais recorrentes foram de pessoas circulando em áreas proibidas como calçadões, faixas de areia e estabelecimentos comerciais.

“Tivemos um dia com grande volume de abordagens e orientações sobre o que está permitido no decreto. No início da manhã, percebemos algumas pessoas desavisadas sobre as regras vigentes nos próximos dias. No entanto, logo que esclarecemos, essas pessoas atenderam às solicitações dos policiais militares, guardas municipais, Corpo de Bombeiros, Procon e vigilâncias sanitárias”, avaliou Antonio de Pádua, secretário de Defesa Social.

As forças de segurança sob coordenação da Secretaria de Defesa Social estarão reforçadas com efetivo extra para fiscalizar o cumprimento das medidas sanitárias, no período de 18 a 28 de março, quando Pernambuco estará em quarentena. Dos 4.990 profissionais, 2.907 são policiais militares, 1.324 são bombeiros militares, 617 são policiais civis e 142 são lotados na SDS. Para garantir esse incremento, que atuará em regime de jornada extra, o Governo de Pernambuco está investindo pouco mais de R$ 1 milhão.

PENALIDADE - Infringir determinação do Poder Público para impedir disseminação de doença contagiosa pode gerar a detenção de um mês a um ano, além de multa.

COMO DENUNCIAR - Para colaborar com o Poder Público, a população, além de seguir as normas e difundir as orientações de prevenção, pode realizar denúncias de aglomerações, festas clandestinas e funcionamento irregular de estabelecimentos por meio do fone gratuito 190. O serviço funciona 24h por dia.

Fotos: Divulgação SDS