Policiais que atuam no combate à criminalidade no transporte coletivo são premiados pela SDS
Notícias
Policiais que atuam no combate à criminalidade no transporte coletivo são premiados pela SDS
Resultados positivos da Força-tarefa Coletivos projetam 2022 como o melhor ano no que se refere à redução de roubos a ônibus de toda a série histórica, criada em 2013
Solenidade realizada nesta terça (08), na Secretaria de Defesa Social, reuniu autoridades e representantes das forças policiais para premiação em reconhecimento ao trabalho exitoso de combate às investidas criminosas dentro do sistema de transporte coletivo do Estado.
Durante a cerimônia, no auditório da SDS, foram homenageados 80 integrantes da Força-tarefa Coletivos, entre policias militares dos Batalhões de Área da Capital e RMR, da Rocam, do BPCHOQUE, além de policiais civis ,policiais rodoviários federais e agentes de Inteligência. A premiação contou com a entrega de certificados, reconhecimento dos policiais que se destacaram no exercício de suas atividades e apresentação dos resultados.
Importante estratégia operacional na redução dos índices de criminalidade, a FT Coletivos atua de forma integrada para garantir a segurança da população nos principais corredores viários, alcançando, a cada ano, resultados expressivos na redução dos índices desta modalidade de crime. “Já estamos projetando que 2022 será o melhor ano no que se refere à redução de roubos a ônibus de toda a série histórica”, avaliou o tenente-coronel João Barros, integrante da FT Coletivos.
Os dados, contabilizados pela Gerência de Análise Criminal e Estatística – GACE/SDS mostram que os roubos a ônibus vêm registrando quedas acentuadas. O terceiro trimestre de 2022 foi o terceiro menor da série. Em outubro, foram contabilizados apenas 21 registros. Junto com agosto de 2020, foi o segundo menor mês da série, sendo maior apenas que o mês de fevereiro de 2014, com 19 ocorrências. Já setembro figura nas estatísticas com declínio de 28,57% desse tipo de crime, com 25 denúncias contra 35 em setembro de 2021.
Estiveram presentes na cerimônia o secretário Executivo de Gestão Integrada, Flávio Duncan, representado o secretário Humberto Freire; o diretor de Planejamento Operacional da PM; coronel Fred Saraiva; o diretor Integrado Metropolitano da PM, coronel Ricardo Lopes; o diretor Integrado Metropolitano da Polícia Civil, delegado Antônio Barros; o inspetor da Polícia Rodoviária Federal de Pernambuco, Tiago Augusto; o tenente-coronel Marcelo Santos, gestor de Grandes Eventos da SDS; e demais autoridades convidadas.Também participaram do evento representantes do Grande Recife Consórcio de Transporte, Katia Sena e Fábio Holanda, além do representante da Urbana-PE, Bernardo Braga, e demais autoridades convidadas.
FT COLETIVOS - Criada em agosto de 2017, tem como objetivo o mapeamento permanente de ocorrências de roubo a ônibus em todo Estado, com atuação incisiva e integrada, por meio de abordagens e rondas preventivas, além de realização de reuniões semanais onde são analisados os dados, traçadas as estratégias de prevenção e repressão aos roubos. Conta com o apoio do Grande Recife Consórcio de Transporte e empresas de transporte coletivo.