28° C

Secretaria de
Defesa Social

Notícias

CEMIT LEVA ORIENTAÇÕES SOBRE SEGURANÇA NO MAR PARA SALA DE AULA

03 de Julho de 2018

Cemit leva orientações sobre segurança no mar para sala de aula

 

Com o objetivo de promover a preservação e a educação ambiental, o Comitê Estadual de Incidentes com Tubarões (Cemit) da Secretaria de Defesa Social (SDS), realizou na manhã da quarta-feira (27/06) uma palestra sobre prevenção de afogamento e incidentes com tubarões em áreas de risco, na Escola Referência em Ensino Médio Pastor Jose Florêncio Rodrigues, no Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife. A ação contou com a parceria do Grupamento de Salvamento Aquático da Secretaria de Defesa Civil do Municipal.

Cerca de 70 alunos do 3º ano do ensino médio participaram do debate, que abordou temas relativos à prevenção de afogamentos, educação ambiental e conscientização sobre os fatores de risco.

Segundo o auxiliar da secretaria executiva do Cemit, o sargento BM Ribeiro, palestrante sobre incidentes com tubarões, o debate reforça as ações preventivas realizadas nas praias. “Nosso objetivo é fortalecer o trabalho de fiscalização e orientação realizado pelos guarda-vidas nas praias pernambucanas. Acredito que os estudantes são grandes multiplicadores das recomendações, que devem ser seguidas para proteger a vida humana e respeitar a natureza".

Ainda de acordo com o sargento Ribeiro, os acidentes acontecem por descumprimento das orientações. “Trouxemos para dentro da sala de aula as placas de alerta para o risco de ataque de tubarão e de afogamentos, além de dados estatísticos de incidentes com ataques de tubarão, a fim de sensibilizar ainda mais os alunos sobre a segurança no mar”.

A palestra faz parte do projeto Comunidade Segura da SDS, que buscar estreitar laços entre a segurança pública e a comunidade, levando orientações, prevenção e cidadania para população.