CEMIT LEVA ORIENTAÇÕES SOBRE SEGURANÇA NO MAR PARA SALA DE AULA
Notícias03 de Julho de 2018
Com o objetivo de promover a preservação e a educação ambiental, o Comitê Estadual de Incidentes com Tubarões (Cemit) da Secretaria de Defesa Social (SDS), realizou na manhã da quarta-feira (27/06) uma palestra sobre prevenção de afogamento e incidentes com tubarões em áreas de risco, na Escola Referência em Ensino Médio Pastor Jose Florêncio Rodrigues, no Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife. A ação contou com a parceria do Grupamento de Salvamento Aquático da Secretaria de Defesa Civil do Municipal.
Cerca de 70 alunos do 3º ano do ensino médio participaram do debate, que abordou temas relativos à prevenção de afogamentos, educação ambiental e conscientização sobre os fatores de risco.
Segundo o auxiliar da secretaria executiva do Cemit, o sargento BM Ribeiro, palestrante sobre incidentes com tubarões, o debate reforça as ações preventivas realizadas nas praias. “Nosso objetivo é fortalecer o trabalho de fiscalização e orientação realizado pelos guarda-vidas nas praias pernambucanas. Acredito que os estudantes são grandes multiplicadores das recomendações, que devem ser seguidas para proteger a vida humana e respeitar a natureza".
Ainda de acordo com o sargento Ribeiro, os acidentes acontecem por descumprimento das orientações. “Trouxemos para dentro da sala de aula as placas de alerta para o risco de ataque de tubarão e de afogamentos, além de dados estatísticos de incidentes com ataques de tubarão, a fim de sensibilizar ainda mais os alunos sobre a segurança no mar”.
A palestra faz parte do projeto Comunidade Segura da SDS, que buscar estreitar laços entre a segurança pública e a comunidade, levando orientações, prevenção e cidadania para população.