SDS promove 2º Encontro de Instrutores e Coordenadores de Educação Corporativa

A Secretaria de Defesa Social (SDS), por meio da Academia Integrada de Defesa Social (ACIDES), promoveu, na manhã desta sexta-feira (14/06), o 2º Encontro de Instrutores e Coordenadores de Educação Corporativa. O evento aconteceu no auditório do Banco Central, no bairro de Santo Amaro, na área central do Recife.

O Encontro é uma iniciativa do Centro de Formação dos Servidores e Empregadores Públicos do Estado de Pernambuco (CEFOSPE), que tem como objetivo ampliar e compartilhar ações que visem à implementação de políticas públicas mediante a valorização do servidor de administração direta e indireta do Poder Executivo Estadual. Assim, é possível viabilizar o aperfeiçoamento de educação continuada, de maneira a oferecer um serviço público mais eficiente à população.

Fazem parte das escolas corporativas a SDS, a Secretaria de Fazenda (SEFAZ), a Secretária de Ressocialização (SERES) e o CEFOSPE. O primeiro encontro foi promovido, em abril deste ano, pelo Centro de Formação.

Para o gestor da ACIDES, Cláudio Borba, o Encontro é uma oportunidade única para debater melhorias para sala de aula. “A troca de ideias e experiência entre os instrutores e coordenadores da educação corporativa é fundamental para que possamos aprimorar e aperfeiçoar a formação e capacitação de servidores”, ressaltou.

O seminário contou a com palestra da doutora em educação pela Universidade Federal da Paraíba Catarina Gonçalves sobre práticas docentes e os elementos constitutivos do cotidiano pedagógico em sala de aula. Segundo a educadora, o compromisso com a docência é também o compromisso com a sociedade. “Devemos cuidar do saber. A nossa responsabilidade não é apenas com o cumprimento da grade curricular. É com as vidas que, nas salas de aula, temos ajudado a construir”, declarou.

Após a palestra, teve início o debate sobre a “Atuação do Instrutor na Educação Corporativa: Diferentes Olhares e Novas Perspectivas”. Formaram a mesa o coordenador da Unidade de Projetos de Formação e Capacitação da ACIDES, o major do Corpo de Bombeiros José Jailton; o doutor em educação pela Universidade Federal de Pernambuco, pesquisador da área de ensino policial e major da Polícia Militar Benoni Cavalcanti; e a professora doutora Catarina Gonçalves.

Ainda na ocasião, foram entregues placas e certificados a palestrantes e às escolas corporativas, um reconhecimento e agradecimento pela colaboração no alcance dos objetivos da educação corporativa em Pernambuco.

Também estiveram presentes no encontro a diretora do CEFOSPE, Analúcia Mota Viana Cabral, a diretora da Escola Fazendária (ESAFAZ), Juliana Pereira Guimarães, e o diretor da Escola Penitenciária de Pernambuco (EPPE), Henrique Douglas Silva Gomes. Alunos do Curso de Formação de Oficiais (CFO) da Polícia e do Corpo de Bombeiros Militar também participaram do evento.