Duzentas mil pessoas orientadas na Operação Quarentena

Abordagens e fiscalizações realizadas pelas forças de segurança pública de Pernambuco de 16 a 25 de maio resultaram, também, em 143 mil abordagens de veículos e 24 mil estabelecimentos vistoriados. Ação coordenada pela Secretaria de Defesa Social (SDS) visa a garantir o cumprimento dos decretos de quarentena determinados pelo Governo do Estado, que são válidos até 31 de maio

Em dez dias de Operação Quarentena em Pernambuco, as forças de segurança pública do Estado já orientaram mais de 200 mil pessoas e abordaram 143 mil veículos em pontos de bloqueio. Diariamente, 1.600 profissionais das operativas da Secretaria de Defesa Social (SDS) estão nas ruas para garantir que a circulação fique restrita às atividades essenciais, aumentando o isolamento social que busca reduzir a curva de contaminação pelo novo coronavírus.

O trabalho começou em 16 de maio, quando entrou em vigor o Decreto Estadual nº 49.017, assinado pelo governador Paulo Câmara. A medida estabelece que, até 31 de maio, somente podem circular pelo Recife e em mais quatro cidades da Região Metropolitana as pessoas que prestam serviços essenciais ou estão em busca de alimento, remédio ou atendimento médico. Quem sai sem apresentar declaração ou documento que comprove a necessidade essencial é orientado a retornar para casa.

WhatsApp Image 2020-05-26 at 18.24.54 (2).jpegNo entanto, quem resiste a cumprir as regras da quarentena podem ser detidas e autuadas em uma delegacia de Polícia Civil. Durante a Operação Quarentena, até a última segunda-feira (25/05) isso aconteceu com 16 pessoas, e dois veículos de quem se negou a obedecer ao rodízio por placas tiveram que ser apreendidos. Para o secretário executivo de Defesa Social de Pernambuco, Humberto Freire, são casos pontuais que não refletem a atitude de colaboração da maioria, mas que precisam da intervenção das forças de segurança pública.

“Temos notado que a grande maioria das pessoas aderiu ao isolamento, e quando tem uma necessidade tem saído sempre com máscara. Então, além do grande esforço que o Governo de Pernambuco tem empreendido nessa operação, há que se destacar o empenho também da população para cumprir as normas. Agora, ainda há aqueles que querem descumprir e, com relação a esses, fiscalizamos, orientamos e, em casos em que não ocorre a colaboração encaminhamos para delegacia ou apreendemos o veículo. Mas o nosso viés é sempre de orientação e apoio à população”, frisa o secretário executivo da SDS.

Assim como a capital pernambucana, as cidades de Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e São Lourenço da Mata estão incluídas nas restrições de circulação previstas em decreto. Nesses municípios, 24 mil estabelecimentos comerciais, entre lojas, bares, restaurantes e similares, passaram pela fiscalização da Operação Choque de Ordem, que faz parte da Operação Quarentena. Junto aos 61 pontos de bloqueio no trânsito e ao apoio dos órgãos municipais envolvidos na fiscalização, essa iniciativa vem contribuindo com o aumento das taxas de isolamento social.
“O balanço é extremamente positivo, porque realmente o esforço grande que estamos fazendo, com mais de 1.600 profissionais diariamente nos bloqueios e na Operação Choque de Ordem tem feito com que a gente possa ter mais fiscalizações, o que trouxe os níveis de isolamento para cima. Já tivemos Recife como a capital com o maior isolamento em todo o país dois dias seguidos, nos últimos sábado e domingo. Então, realmente, esse esforço do Governo do Estado de Pernambuco e das prefeituras parceiras tem gerado um isolamento que, com certeza, vem salvando muitas vidas”, avalia Humberto Freire.

As análises sobre a retomada gradual das atividades a partir de 31 de maio são feitas diariamente pelo núcleo do Governo do Estado de Pernambuco, assessorados por cientistas, e com as prefeituras. “Estamos realizando todo um planejamento para uma retomada gradual a partir de 1º de junho, mas com muito cuidado e com base na ciência, para que a gente não haja efeitos inesperados na saúde pública”, finaliza o secretário executivo.

WhatsApp Image 2020-05-26 at 18.24.54 (1).jpeg